Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O Arraiá da Amizade 2017 encerrou-se na noite deste último sábado (24) em Gurupi/TO. A Quadrilha Estadual do Sertão do CEM de Gurupi foi a grande campeã. Em segundo ficou a Quadrilha Explode Coração da cidade de Peixe/TO e em terceiro a Fogo de Pimenta da Escola Estadual Costa e Silva. As três são novatas na festa.

A premiação é de 30 salários mínimos. A terceira colocada fica com 20%, a segunda com 30% e a campeã com 50%.

As três noites registraram ótimo público, sendo que a última teve lotação recorde.

O prefeito Laurez Moreira afirmou que o município não só valorizará, mas como fortalecerá ainda mais as culturas populares. “A tradicional festa de São João tem uma força popular enorme. A prova disso é o público que tivemos nas três noites. Nossa população nordestina é grande e precisamos valorizar essa riqueza e diversidade cultural”, afirmou.

A secretária da Cultura, Zenaide Dias, afirmou que esta edição, a 17ª, superou as expectativas. “Essa festa é do povo e para o povo. A equipe da Secretaria da Cultura se empenhou bastante e estão todos de parabéns. Procuramos fazer um arraiá diverso, que incluísse as escolas e comunidade. Ano que vem melhoraremos ainda mais”, concluiu a Secretária.

O diretor do CEM de Gurupi, João Rosado, escola da quadrilha campeã, frisou que o título se deve principalmente ao trabalho do Grêmio Estudantil, que recebeu a oportunidade com muito carinho e dedicação. “Temos que privilegiar e dar valor para a nossa cultura. Não deixem as escolas de fora”, afirmou João Rosado destacando a importância da inclusão das escolas.

Prêmios especiais

O melhor puxador foi Eberson Gomes da Fogo de Pimenta e o melhor casal ficou com a Estadual do Sertão pela dupla Douglas e Vivian.

Encerramento

A quadrilha de Palmas, campeã do Arraiá da Capital, Pisada na Botina, encerrou a noite com uma apresentação histórica, apresentando um espetáculo sobre Deus.