Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa

A Polícia Civil (PC) do Tocantins conta agora com três novas delegacias especializadas. Elas foram entregues, à corporação, nesta segunda-feira, 26, pelo governador Marcelo Miranda. Na solenidade de entrega, que contou também com a presença da vice-governadora Claudia Lelis, a Polícia Civil recebeu ainda viaturas, armas e munições, que vão reforçar o trabalho de combate ao crime no Estado.

Foram inauguradas a Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DRCC); Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT); e Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial Contra a Administração Pública (Dracma).

O Complexo II, sede dessas delegacias (centro de Palmas), abriga outras três, também especializadas e já em pleno funcionamento: Delegacia Especializada na Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva); Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Praticados contra Concessionárias Prestadoras de Serviços Públicos (Furtos de Água e Energia) (Derfae); e Delegacia de Costumes, Jogos e Diversões Públicas (Costumes).

Marcelo Miranda destacou o trabalho do Governo do Estado em favor da segurança pública. "Estamos dando toda a atenção à segurança pública do nosso Estado, mesmo com os problemas inerentes ao setor. Hoje estamos entregando à população do Tocantins três novas frentes de combate à criminalidade. Estas se unem a outras três, que já desenvolvem um competente trabalho para garantir a ordem pública no Estado", ressaltou.

A delegada titular da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, Milena Lima, explicou que esse tipo de crime está cada vez mais recorrente e que precisa de uma atenção especial. "É um grande avanço para a sociedade que ainda estava desamparada com relação a esse tipo de atendimento. A vítima já é muito exposta, o que demanda um atendimento especializado, que agora vamos poder dar", explicou.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, César Simoni, os benefícios entregues fortalecem o setor. "Começamos com dificuldades, passamos pela fase de cooperação e, agora, estamos na fase de operação efetiva. Começamos por aqui com essas entregas, e vamos seguir", ressaltou.

Viaturas

Na ocasião foram entregues 36 viaturas, que serão distribuídas às delegacias de polícia da Capital e do interior. Destas, 25 são locadas pelo Governo do Estado e 11 são frutos de convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Convênio que também possibilitou a entrega de 200 pistolas e 10 mil munições.

O delegado geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, ressaltou a importância dos benefícios para o trabalho desenvolvido pela corporação. "Estamos melhorando cada vez mais as condições de trabalho dos nossos policiais, porque queremos atender melhor a população, com um atendimento com mais dignidade, humanitário e eficiente. Prestamos o nosso serviço à população e é essa população que temos que, cada vez mais, atender melhor", defendeu.

Apoio

Presente à solenidade, a vice-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputada Luana Ribeiro, declarou apoio ao Executivo no desentrave de projetos que se encontram naquele parlamento, especialmente os que requerem autorização da Casa de Leis para que o Governo do Estado realize empréstimos em instituições financeiras. "Não podemos dispensar recursos", disse ela, acrescentando que "vamos acompanhar a aplicação dos recursos, mas não podemos ficar com guerra de forças ou de trabalho".

Presenças

A cerimônia contou com a presença de secretários de estado, presidentes de autarquias, deputados estaduais Luana Ribeiro, Toinho Andrade e Amélio Cayres; comandantes militares, entre outras autoridades estaduais, civis e militares.