Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Teve início na última sexta-feira, 23, e segue até o dia 30 de junho, a realização do projeto Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos na região do Bico do Papagaio. Estão sendo beneficiados pequenos produtores rurais dos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Axixá, Sítio Novo e Tocantinópolis. O projeto é acompanhado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Segundo a supervisora da área vegetal da regional da Adapec de Araguatins, Érica de Mendonça, com a ação de hoje realizada em Buriti do Tocantins, já são três, os municípios atendidos na região norte. Os outros dois foram Araguatins e Augustinópolis. Ao todo, o projeto já alcançou cerca de 120 pequenos produtores rurais que devolveram 1.241 embalagens vazias de agrotóxicos.

“Na nossa região existe um grande número de pequenos agricultores que trabalham no sistema de agricultura familiar e o projeto de RI para estes trabalhadores é uma oportunidade de retirar do campo este passivo, pois, o posto de recebimento mais próximo para devolução fica em Imperatriz/MA ou em Tocantinópolis”, relata Érica, acrescentando que produtores rurais de todos os municípios limítrofes a estes onde estão sendo realizadas as ações, também estão sendo contemplados.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo acrescentou que a parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), prefeituras, sindicatos rurais, revendas e outras entidades tem sido fundamental para o sucesso do projeto no Tocantins. “O sucesso dos RI’s nesta região do bico do papagaio e em outros municípios deve-se muito ao trabalho da Adapec e dos nossos parceiros que não tem medido esforços para contribuírem com esta importante ação”, enfatizou Humberto.

Para os pequenos agricultores que ainda não devolveram suas embalagens vazias de agrotóxicos, o projeto continua no norte do estado até a próxima sexta-feira. Nesta quarta-feira, 28, atenderá no Parque de Exposição de Axixá, na quinta-feira, 29, no ginásio de esporte de Sítio Novo e encerra na sexta-feira, 30, no Parque de Exposição de Tocantinópolis.

São parceiros nesta ação, prefeituras municipais, sindicatos rurais, revendas de agrotóxicos, Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina e Rádio Sucesso FM.