Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Visando identificar as áreas com maior potencial para a geração de energia solar no Tocantins, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), contratou por R$ 703.470,20 (Setecentos e três mil quatrocentos e setenta reais e vinte centavos), três empresas -  Nixus, IrSOLaV e STA -  para serviços de consultoria especializada para elaboração do Atlas Solarimétrico do Estado. 

O extrato do contrato nº 009/2017, foi publicado no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira, 30, de número 4.900, na página 13. A vigência é de 240 dias corridos, a partir da emissão da ordem de serviço. A assinatura aconteceu no dia 3 de maio deste ano. 

O Governo do Estado autorizou o projeto de mapeamento detalhado da área de energia solar do Tocantins, com investimento de R$ 874.713, 87. 

Segundo informações encaminhadas ao Conexão Tocantins nessa segunda-feira, 4, pela Secretaria do Meio Ambiente, a elaboração do Atlas Solarimétrico tem o objetivo de realizar o escaneamento do território estadual para identificar as áreas com maior potencial para a geração de energia solar. De acordo com a pasta, as ações de levantamento dos dados iniciaram nesta semana.

O Atlas Solarimétrico será um instrumento para identificar a distribuição espacial e temporal do potencial solarimétrico do Tocantins. Com isso, o Governo do Tocantins poderá realizar as estratégias para impulsionar o mercado estadual na exploração da energia solar e sua transformação em energia elétrica de geração isolada, tanto fotovoltaica como termossolar, e em energia térmica; poderá ainda incentivar a pesquisa e o avanço de tecnologias voltados ao aproveitamento do fluxo de radiação solar incidente na superfície do Estado; gerar uma base de cartas e mapas de isolinhas de fluxo de radiação solar global, médias, diárias, mensais e anuais espacializadas para todo Estado, segundo informações da Semarh. 

Contratação das empresas

A Semarh informou ainda que a contratação das três empresas internacionais: Nixus, IrSOLaV e STA -  ocorreu por meio de licitação, em convênio com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), além do financiamento do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS). A escolha se deu pela experiência em projetos específicos envolvendo tecnologias, mapeamento e atlas solares; pesquisas e estudos de mercado na área solar; além de experiência em medições e suprimento e auditoria em plantas solares.