Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Em 2017, até o mês de maio, já foram inseminadas 700 matrizes, em 20 municípios tocantinenses

Em 2017, até o mês de maio, já foram inseminadas 700 matrizes, em 20 municípios tocantinenses Foto: Manoel Junior

Foto: Manoel Junior Em 2017, até o mês de maio, já foram inseminadas 700 matrizes, em 20 municípios tocantinenses Em 2017, até o mês de maio, já foram inseminadas 700 matrizes, em 20 municípios tocantinenses

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) continua com as ações do Programa de Melhoria da Qualidade Genética em bovinos nas propriedades rurais do Estado. Nesta etapa as atividades de campo estão sendo realizadas, desde o dia 28/06 e prosseguem até esta sexta-feira, 07, nos municípios de Palmeiras, Axixá, Augustinópolis e Araguatins, região Norte do Estado.

De acordo com o a Diretoria de Políticas Públicas para Pecuária da Seagro, em 2017, até o mês de maio, já foram inseminadas 700 matrizes, em 20 municípios tocantinenses.  De 2011 a 2017 foram realizados 17.962 protocolos, beneficiando em torno de 950 produtores em 63 municípios tocantinenses. 

Para a diretora de Políticas para Pecuária da Seagro, Érika Jardim, o programa realiza a inseminação dos animais, e é mais uma ferramenta de apoio ao pequeno produtor no melhoramento da genética de seus rebanhos. “A meta para este ano é inseminar 2.300 animais, sendo que, ao encerrar este semestre serão 1.500 animais inseminados e o restante até o final do ano”, ressaltou.

IATF

A tecnologia utilizada no programa é por meio da Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), no qual tem diversas vantagens com relação ao sistema de produção convencional de inseminação artificial. “É uma tecnologia mais avançada, pois na IATF o ciclo dos animais é alinhado, o que facilita o trabalho do produtor, reduzindo o intervalo entre os partos, além de poder programar a gestação para o período das chuvas, quando há maior disposição de pasto no campo”, argumentou a diretora, Érika Jardim.