Estado

Foto: Frederick Borges

Descontos em eventos culturais e em viagens interestaduais. Estes são só alguns dos benefícios que a partir de agora a juventude tocantinense terá direito. A boa notícia foi dada pelo governador Marcelo Miranda a centenas de jovens que lotaram o auditório do Palácio Araguaia, na manhã desta sexta-feira, 7, quando lançou o Programa Identidade Jovem (ID Jovem).

Para Marcelo Miranda, essa conquista é resultado de uma receita simples: “O exercício da democracia, com o empoderamento dos nossos jovens, no percurso diário rumo à cidadania”, e acrescentou, “mais do que conceder descontos, o ID Jovem garante acessibilidade. Motiva o acesso dos nossos jovens em eventos e, ainda, incentiva o exercício de ir e vir, de conhecer novos lugares, novas culturas”, enfatizou o governador.

Marcelo Miranda reforçou a importância de todos trabalharem em favor do desenvolvimento do Estado. “O Governo do Estado é parceiro de todos os projetos que venham ao alcance do interesse social, que venham somar com a sociedade tocantinense. Continuaremos a executar projetos que sejam bons para nosso País”, concluiu.

Política de Juventude

Para o secretário nacional da Juventude, Assis Filho, presente na solenidade, o ID Jovem resgata o protagonismo juvenil e efetiva as políticas públicas instituídas no Estatuto da Juventude. “Nosso governo visa tirar do papel essas conquistas. Efetivar garantias e direitos aos jovens: o acesso à meia-entrada em circos, cinemas, teatros, parque de diversão, shows culturais, esportivos, e o direito de viajar de graça de um estado ao outro. Serão reservadas quatro vagas em cada meio de transporte terrestre interestadual. Sendo que as duas primeiras são gratuitas e as próximas duas pela metade do preço”, esclareceu o secretário.

A operacionalização do programa é de responsabilidade do Governo Federal. Os estados que o adotam ficam com a disseminação do mesmo em seus municípios.

Programa

Regulamentado em outubro de 2015, o ID Jovem foi instituído em dezembro de 2016, com expectativa de atender cerca de 16 milhões de jovens em todo o País.  No Tocantins, aproximadamente 170 mil estão aptos a participar. É destinado à juventude de 15 a 29 anos, de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritas no Cadastro Único do Governo Federal.

Decretos

Durante o evento, o governador Marcelo Miranda assinou o Decreto nº 5.675, que cria o Comitê Estadual de Acompanhamento e Fiscalização do Programa Identidade Jovem; e o Decreto 5.676, que altera o vínculo do Comitê Intersetorial da Política Estadual da Juventude, agora ligado à Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Participação

A abertura da solenidade foi feita pela Orquestra Sinfônica de Cordas da Escola Estadual Vila União. Também foi exibido um vídeo institucional da Caravana da Juventude no Estado.

Além de centenas de jovens, estiveram presentes a primeira-dama do Tocantins, deputada federal Dulce Miranda; a deputada federal Josi Nunes; a deputada estadual Valderez Castelo Branco; o prefeito de Palmas, Carlos Amastha; entre outras autoridades.