Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Visitantes e comerciantes da praia da Fofoca, no município de Pau D’arco, receberam orientações importantes na manhã desta sexta-feira, 7, durante uma ação educativa realizada pela equipe do Escritório Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de Arapoema.

Os profissionais percorreram as barracas comerciais e de acampamentos dando dicas aos veranistas sobre a destinação correta do lixo e conservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs).                        

Além das orientações, os proprietários de acampamentos e comerciantes também assinaram um documento onde se comprometeram a retirar, ao final da temporada de praia, todo o lixo produzido.  

O supervisor do Escritório Regional do Naturatins de Arapoema, Kesley Carvalho, lembrou que antes de autuar e multar alguém, o órgão ambiental realiza um trabalho de conscientização e mudança de conduta. “Nosso objetivo é levar conhecimento, isso esclarece quem está nas praias. Foi bem positiva a receptividade de visitantes e comerciantes, que perceberam a importância de cuidar dos recursos naturais”, explicou.

Já a educadora ambiental Jeane Monteiro destacou que o contato direto com quem vai à praia, por trabalho ou diversão, é importante para o êxito das ações de prevenção realizadas pelo Naturatins.

Ainda neste mês de julho, quando acontece a temporada de praias no Tocantins, a equipe do Naturatins de Arapoema realizará o mesmo trabalho de educação ambiental nas praias do Jacu (Arapoema), Macedônia (Bernardo Sayão), Praia do Girassol (Juarina) e Porto Franco (Couto Magalhães).