Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Está marcado para a manhã do próximo dia 13, quinta-feira, em Pedro Afonso-TO, o 3º Encontro Técnico sobre Sistemas de Produção Sustentáveis. Produtores rurais, técnicos e estudantes da área de Ciências Agrárias poderão ver de perto pesquisas que a Embrapa vem conduzindo nos últimos anos na Fazenda Brejinho.

Um dos envolvidos nessas pesquisas é Leandro Bortolon, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO). A Unidade mantém um núcleo de pesquisas em sistemas agrícolas. De acordo com Leandro, “o encontro tem como objetivos apresentar aos participantes sistemas de produção sustentáveis, como foco no alto aporte anual de biomassa, que desencadeia uma série de benefícios, como aumento nos estoques de carbono no solo, redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera e maior resistência do sistema em épocas de veranico”.

Ele faz um apanhado do que tem sido discutido nesses eventos: “em todos os encontros, buscamos abordar a importância de se ter um sistema intensivo de produção, seja para grãos seja para a integração lavoura-pecuária (ILP). A intensificação de sistemas tem se mostrado para nossa região uma ferramenta excelente para aumentar a produtividade e reduzir os riscos quando de má distribuição de chuvas durante a safra. Enfatizamos ainda que a adição anual de biomassa no sistema, além de ser alta, deve ser de qualidade e deve se ter frequência de adição, para que a persistência do resíduo vegetal permaneça por mais tempo sob o solo, sem degradar”. 

A Brejinho é uma propriedade rural parceira da Embrapa desde 2006. E, desde 2012, mais especificamente da Embrapa Pesca e Aquicultura, que conduz diferentes experimentos no local. Essas pesquisas são consideradas de longa duração e vêm gerando permanentemente dados técnicos que podem ajudar os produtores a tomarem decisões mais embasadas do ponto de vista científico.

O evento, que tem entrada gratuita, é uma ação da Rede de Fomento em ILPF, formada pelas empresas Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Dow AgroSciences, John Deere, Parker e Syngenta e executada pela Embrapa e por parceiros.