Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Os seis primeiros meses de 2017 foram marcados por significativas melhorias na saúde do Tocantins. Uma delas foi a inauguração do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde Tocantins), que funciona dentro da Secretaria de Saúde. Nele estão centralizadas informações coletadas de todos os segmentos da saúde para que sejam tratadas, analisadas, disponibilizadas e sirvam de subsídio para que técnicos possam coordenar, com mais precisão, as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins. Esse foi o segundo Centro implantado no Brasil e é responsável por monitorar em tempo real os indicadores de saúde. Durante a inauguração, também foram entregues pelo governador Marcelo Miranda veículos e ambulâncias a vários municípios tocantinenses.

Dando continuidade aos avanços, noventa e seis novos leitos de enfermaria dispostos em 48 quartos fazem parte da vida e do ambiente hospitalar de dezenas de pacientes do Hospital Geral de Palmas (HGP). O novo local, entregue no mês de maio pelo governador Marcelo Miranda, conta com quartos mais confortáveis, banheiros amplos e adaptados, dando fim ao Anexo Provisório, uma tenda colocada na unidade ainda no ano de 2013. Há mais de dois meses a tenda está desativada. A previsão é de que seja entregue mais 96 novos leitos em agosto.

Quem hoje se acomoda na nova ala comentou sobre o novo espaço. Segundo o empresário Túllio Deusdará Martins Belarmino, que irá realizar um procedimento cirúrgico no joelho esquerdo, os novos leitos do HGP são confortáveis. “O atendimento aqui é muito bom, as enfermeiras são muito atenciosas. Tudo é muito limpo e organizado”, afirmou.

Vítima de um grave acidente de trânsito na Capital, a auxiliar de cozinha Daniele Rodrigues disse que, “A nova estrutura é muito boa, mas não vejo à hora de voltar pra casa. Minha cirurgia está prevista para até o final da semana”, ressaltou.

Bastante comunicativa, a agricultora familiar Ana Alice Oliveira Martins também aprovou a nova ala do HGP, mas confessa que sonha em retomar as atividades normais. “O atendimento aqui é bom, os quartos são confortáveis, mas eu quero mesmo é cuidar das minhas coisas e comer uma galinha caipira bem temperada”, afirmou.

Outro marco importante no período foi o Mutirão de Cirurgias Ortopédicas no HGP. Pacientes que estavam na lista de cirurgias eletivas ortopédicas do Serviço de Regulação do Estado tiveram a oportunidade de passar por procedimento cirúrgico de alta complexidade de quadril e joelho por meio de parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into). 

Mais de cem pacientes foram avaliados no Hospital e pelo Serviço de Regulação, ao menos 30 desses pacientes foram operados. A ação, denominada Projeto Suporte, ocorreu em abril  na unidade e contou com a participação de 16 profissionais do Into. 

Com a realização de procedimentos cirúrgicos geralmente há baixa nos estoques de sangue do Hemocentro. Para tentar mudar essa realidade, foi lançado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Hemoto Mobile, aplicativo que estimula doações de sangue. A ferramenta de comunicação que visa facilitar e ampliar a comunicação das unidades do Hemocentro com os doadores segue disponível para download. 

Prova de que houve um progresso na saúde do Tocantins, o HGP se consolidou como uma unidade de média e alta complexidade referência para o atendimento em todo o Tocantins e estados vizinhos. Ele foi um dos três hospitais referências do País indicados pelo Ministério da Saúde para participar como projeto-piloto com base na Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS, sendo a unidade representante da Região Centro-Norte.

“O projeto visa à qualificação do modelo de atenção e gestão dos serviços e a melhoria do acesso ao usuário com qualidade e resolutividade, para otimizar os processos de trabalho com foco no usuário”, frisou o assessor de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde, Jamison Pereira Nascimento, acrescentando que o projeto servirá de modelo para os outros 18 hospitais estaduais do Tocantins. Atualmente o HGP oferta 30 especialidades e só no pronto-socorro são atendidas em média três mil pacientes por mês.

O saldo positivo é resultado de ações realizadas também em outras unidades hospitalares do Tocantins. No Hospital Infantil de Palmas (HIP) foi realizado XI Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança. Ao todo, 25 crianças foram atendidas, com 30 procedimentos cirúrgicos entre hernioplastias inguinal e umbilical, orquidopexia e postectomia. Os procedimentos foram realizados pelo Serviço de Cirurgia Pediátrica do HIP, composto pelos cirurgiões pediátricos.

Dona Regina

Ainda no mês de abril, o Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) realizou primeiro implante de marcapasso em bebê. O primeiro procedimento de alta complexidade do hospital foi um sucesso. Na ocasião, a menina de 26 dias, Ayla Vitória Silva da Conceição nasceu com bloqueio atrioventricular congênito, ou seja, com frequência cardíaca de 40 bpm, bem abaixo do que é considerado normal: de 110 a 120 bpm. A menina, que mora com os pais em Araguaína, Norte do Estado, tem uma vida normal.

“Fiquei muito feliz e só tenho a agradecer a todos os profissionais que contribuíram para que a minha filha agora tenha uma vida normal”, disse a mãe da criança Érica Silva da Conceição, 26 de anos. Érica também fez questão de destacar que, na época do procedimento, não teve apoio somente na maternidade, mas que também foi amparada pela Casa de Apoio Dona Regina. “Lá estive hospedada todos esses dias. Almoçava, jantava e lanchava. Não gastei com nada. Sou muito grata a todos”, disse.

Congresso Científico Saúde Integrada do Tocantins

Para ter e poder ofertar uma saúde de qualidade ao cidadão, os servidores da área precisam de qualificação. Foi exatamente isso que ocorreu através da realização do Congresso Científico Saúde Integrada do Tocantins, ocorrido em maio, em Palmas. O evento contou com dez salas temáticas e a participação de palestrantes convidados, servidores, mediadores e monitores. Os principais objetivos do evento foram dar visibilidade as experiências exitosas desenvolvidas pelos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins, alavancar a produção científica e subsidiar a tomada de decisão na gestão, com vistas a assistência à saúde da população.

Os congressistas, profissionais e estudantes tiveram acesso a temas como: atualização no atendimento a politraumatizados, emergências clínicas mais importantes; Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e novos tratamentos; terapia intensiva, procedimentos pediátricos, fraturas expostas, condutas diferentes do AVC. (Secom/TO)