Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A Companhia Lamira Artes Cênicas apresenta nesta sexta-feira, 21, o espetáculo “Do Repente” em Aparecida do Rio Negro/TO. Divinópolis do Tocantins e Brejinho de Nazaré foram as primeiras cidades a receber o espetáculo neste ano, alcançando um público de aproximadamente 660 pessoas.

A companhia Lamira proporciona no espetáculo uma viagem nas figuras do poeta cantador, do coquista, do glosador, do cordelista e da influência desses elementos na formação e diversidade cultural do Brasil. O espetáculo acontece pelo projeto Rota Tocantins, que tem patrocínio de O Boticário na Dança e da Energisa, e é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A poética do espetáculo oferece proximidade ao público, o que atrai muitas pessoas e faz com que, quem esteja passando na rua, pare para assistir. O espetáculo tem 35 minutos de duração e foi estreado em 2012. Já foi apresentado mais de 85 vezes, em mais de 70 cidades brasileiras, em todas as regiões do País.

O processo de criação doespetáculo incluiu pesquisas sobre várias estéticas, como a commedia dell’arte, o uso de máscaras na construção de personagens e a movimentação articulada existente na manipulação de marionetes. A construção estética do espetáculo é baseada em personagens que se movimentam no contexto da temática. As sequências coreográficas, muito embora se realizem em sincronia, carregam a diferença de serem “assinaladas” pelo persona, pelas características que são de cada personagem literário atuante na cena.

As letras em português carregam o sotaque nordestino, característico do regionalismo, além de palavras que tem significado e oralidade fluentes a essa cultura. Para o público mais próximo desta realidade é um prato cheio em identificação, e é onde os sorrisos das pessoas invadem a cena, representando uma relação crescente que se abre entre o público e os artistas. Além da identificação, para o público brasileiro no geral, pode haver um encontro com características de nossa cultura ainda desconhecidas, o que pode provocar uma grande e agradável surpresa. É de classificação livre, gratuito e imbuído de leveza e humor.

Lamira Artes Cênicas

A Lamira é um grupo de artes cênicas de Palmas/TO. Criada em 2010, a Cia completa sete anos de existência. O grupo busca na fisicalidade o ponto de interseção entre as linguagens da dança, teatro e arte circense. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas. O objetivo da Cia é fomentar, fortalecer e desenvolver as artes cênicas como linguagem cultural. A Cia tem o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT).