Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira Pai e filha lançam livro sobre o cotidiano da vida Pai e filha lançam livro sobre o cotidiano da vida

O educador Maximiano Bezerra realizou um dos seus sonhos, está lançando um livro juntamente com a sua filha Catarina Bezerra, de 12 anos. Ele está divulgando a sua sexta obra ‘Poesias na Janela’ e ela inaugura a vida literária com o lançamento do livro infantil “O Mundo Encantado da Nina”. As obras devem ser lançadas em agosto.

Maximiano é diretor da Escola Estadual Duque de Caxias, em Taquaruçu, e contou que no seu livro reúne as suas principais criações. “Comecei a escrever poesias na adolescência, tinha uns 400 trabalhos prontos, fiz uma seleção e escolhi  25 entre as melhores criações para compor o livro”, explicou.

São poesias que retratam o cotidiano da vida: os amores, a natureza, personagens importantes que ajudaram a enriquecer as experiências da vida. Atualmente, Maximiano escreve um guia de como trabalhar o racismo, uma obra que será referência para debates em sala de aula, em órgãos públicos e entidades diversas.

O professor Maximiano nasceu em São Mateus, no Maranhão, passou a juventude em Vitória da Conquista, na Bahia e considera Palmas, como uma cidade que lhe proporcionou oportunidades para a valorização profissional.

Nas horas vagas, além de ler e escrever, Maximiano cultiva mudas de rosas do deserto e bonsais. Estudioso sobre as plantas, ele vai pesquisando, experimentando e pretende em breve fazer uma exposição sobre as pérolas do seu jardim.

Contando história

Encantado pelo universo da criação literária, o professor Maximiano começou cedo a  ler para a filha Catarina. “A contação de história começou quando Catarina tinha 2 anos, no início as histórias eram todas contadas por mim, pai, sendo completadas por ela. Era Catarina quem sugeria os objetos da trama: os bichinhos, os nomes e demais características”, frisou. Sobre o livro da filha, Maximiano ressaltou: “É uma trama recheada de magias e encantos. Como realmente é o mundo das crianças”.

O livro ‘O mundo encantado de Nina’ é o primeiro de uma série de cinco exemplares. As ilustrações são da própria Catarina Bezerra. Traz histórias de tartarugas, de borboletas, da menina que regava flores e do mostro e o caçador.

“Fiquei feliz com o resultado do livro. Esperei muito tempo para que ele ficasse pronto. As histórias são resultados de fatos de minha vida ilustrados pela imaginação”, disse Catarina.

Querido mestre

Estou distante, caro amigo

Mas ainda não me esqueci

De nada que você me falou

Na sala de aula

Naquelas tardes de sol ardente

Não me esqueço de nada

Que você falou

Em frases abertas

Lembro-me das suas lições

Sobre os desafios da longa estrada

Agora estou crescido

Vivo a encontrar os caminhos

Que um dia você me profetizou

Você foi minha luz

Naqueles dias de trevas

Você me ensinou a lutar pelo amor

Quando a justiça pelas próprias mãos

Era a alternativa mais viável

Hoje minhas noites se estendem

Sobre as pilhas de livros

De História

E me sinto congratulado

Em saber que foi você

Quem me mostrou esse caminho.