Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Iara Rodrigues

Foto: Iara Rodrigues

O Estado do Tocantins sedia neste sábado, 22, e domingo, 23, o 13º Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas. O evento será realizado a partir das 19 horas, nos dois dias, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, e reunirá representantes de 20 unidades federativas disputando o título nacional.

Realizado pela Federação das Quadrilhas Juninas do Estado do Tocantins (Fequajuto), a Confederação Brasileira de Entidades Juninas (Confebraq) e o Instituto Araguaia Tocantins, o concurso nacional conta com o apoio do Governo do Estado do Tocantins.

Superintendente de Desenvolvimento da Cultura da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Noraney de Fátima Fernandes de Castro destaca que as quadrilhas juninas representam um importante elemento da cultura do país e que, no Tocantins, a cada ano ganha mais força, movimentando a capital e o interior. Mais do que diversão, as festas juninas contribuem para o fortalecimento da economia regional, atraindo turistas para os locais aonde se realizam.

Esta será a terceira vez que a capital tocantinense sediará o concurso nacional. Ao todo, 21 grupos estarão na disputa. Por sediar o evento, o Tocantins tem direto a dois representantes e terá na competição a campeã e a vice da estadual 2017:  Explosão Amor Caipira e Caipiras do Borocoxó, respectivamente.

Estados participantes

Estarão representados no concurso nacional os seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.