Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Tocantins (Detran/TO) homologou, por meio da Portaria N°275/2017, o sistema informatizado a ser utilizado pelas clínicas médicas e psicológicas credenciadas em suas atividades. Com a homologação, entra em operação o Sistema de Acompanhamento e Controle das atividades realizadas pelas clínicas médicas e psicológicas credenciadas ao Detran, permitindo a supervisão de todas as etapas da realização de exames de aptidão física e mental, e avaliação psicológica, que compõem o processo de formação de condutores no Estado do Tocantins.

A homologação é um importante passo do Detran para aumentar a segurança do processo de habilitação de condutores no Estado, podendo a partir de agora monitorar de forma online todos os atendimentos realizados nas clínicas médicas e psicológicas.

O sistema é baseado no controle pela biometria digital que será empregada para identificar alunos, médicos e psicólogos envolvidos no processo de avaliação. O sistema de biometria consiste na validação da impressão digital do candidato, usando o mais completo método de rolagem para registrar a impressão digital em sua totalidade.

O novo sistema ainda vai permitir que o Detran faça conferências em tempo real da presença do candidato e dos profissionais durante os exames, através de sorteios aleatórios de quem está passando pelo teste, de médicos e de psicólogos que deverão registrar a presença em chamadas extraordinárias, a qualquer tempo, através da biometria.

A implantação da biometria atende uma exigência dos órgãos superiores federais, sendo que a medida já é uma realidade em outros estados. Entre os vários benefícios para a população estão: a maior velocidade na identificação do candidato, aumento da segurança e confiabilidade ao processo de validação de presença e no lançamento de exames no sistema, aumentando da fiscalização e a confiabilidade no processo e, consequentemente, combate a possíveis tentativas de fraude.

Para os casos em que o cadastro da biometria digital não seja possível, será realizada a biometria facial, também oferecida pela empresa homologada.  

A empresa que estará responsável pelo fornecimento e manutenção do sistema é a SIFCON - Sistemas Inteligentes de Formação de Condutores Ltda.

Preparação das Clínicas 

As clínicas foram convocadas pelo Detran a adotar as providências para a homologação do Sistema de Acompanhamento e Controle ainda no mês de março, através da Portaria 30/2017. Desde então o Detran também abriu espaço para que empresas especializadas em sistemas de segurança através de biometria participassem da concepção do projeto de software.

Com a homologação do sistema da empresa Sifcon, todas as clínicas credenciadas passam a contar com equipamentos e softwares para a realização de processos com validação por biometria, que já começam a ser instalados em Palmas e, posteriormente, nas clínicas do interior, devendo entrar em operação em alguns dias.

Homologação do Sistema

A homologação do sistema apresentado pela Sifcon para disponibilizar ao Detran o acompanhamento e o controle das atividades das clínicas credenciadas, significa dizer que que o produto atende aos critérios de aceite previamente estabelecidos pelo Detran, tendo sido realizados todos os testes e todos os ajustes necessários para o pleno funcionamento, em total conformidade com a Portaria 30/2017, informa a assessoria da empresa.