Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) esteve reunida nos dias 25 e 26 de julho, em Palmas, com os 13 diretores Regionais de Educação e técnicos da Pasta para apresentar o diagnóstico do primeiro semestre e discutir a proposta pedagógica para o segundo semestre de 2017 com foco na melhoria da aprendizagem na rede estadual de ensino.

De acordo com a secretária da Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim, o principal objetivo da reunião foi socializar os resultados já obtidos e construir junto com os gestores das Diretorias Regionais de Educação (DRE) a reorganização das atividades conforme os quatro eixos educacionais: acesso, atendimento, permanência e aprendizagem com sucesso dos alunos na escola.

“Durante esses dois dias estivemos planejando e orientando como será o dia 31 de agosto, previsto no calendário escolar para ser o dia do planejamento pedagógico dos professores. O mais importante é essa troca de experiências, de metodologias, de partilhar formas de como podemos trabalhar no segundo semestre para avançar nos conteúdos previstos garantindo o sucesso do aprendizado dos nossos alunos”, enfatizou.

No encontro, a professora Wanessa destacou a necessidade das escolas “analisarem o nível de aprendizagem dos alunos, as dificuldades encontradas, os conteúdos não aprendidos, os pré-requisitos não adquiridos, sendo estes pontos de partida para um planejamento eficaz e eficiente”.

Para a diretora da DRE de Pedro Afonso, Maria Lucia Pereira, as novas orientações pedagógicas permitirão avanços significativos no decorrer do ano letivo.  “Já pudemos perceber uma melhoria nos resultados desse primeiro semestre e a nossa expectativa é avançar ainda mais no segundo semestre e alcançar as metas previstas”, ressaltou.

A gestora da DRE de Dianópolis, Jane de Cássia Maciel, ressaltou a participação dos diretores regionais e escolares na formulação das ações que visam fortalecer a educação tocantinense. “Esses momentos que a Seduc vem nos proporcionando são de grande relevância. Não é algo que é imposto, são decisões discutidas, são oportunidade para o diálogo, para as sugestões e considerações de cada regional. Isso demonstra a valorização das experiências dos educadores e a preocupação em levar o melhor para cada escola de acordo com a realidade local”, enfatizou.

No encerramento da reunião ficou acordado que todas as Diretorias Regionais de Educação farão reuniões, ainda nesta semana, para multiplicar com os diretores das escolas e coordenadores pedagógico o que foi discutido e organizar o planejamento pedagógico que acontecerá na próxima segunda-feira, 31, nas 518 unidades de ensino da rede estadual.