Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Avenida Tocantins, em Taquaralto, é um dos principais endereços de comércios da região sul da Capital Palmas e, atualmente, esse centro comercial está dividindo espaço com operários que trabalham nas obras da Prefeitura de Palmas na primeira etapa do Shopping a Céu Aberto. 

A proposta do projeto é transformar o comércio hoje existente na Avenida Tocantins, principal via de Taquaralto, desde o trevo do posto até a praça da igreja, em um grande Shopping a Céu Aberto, remodelando toda a via.

A Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), participa há cerca de seis meses dos debates sobre o assunto. De acordo com o presidente da entidade, empresário Thiago Rosa, essa transformação estrutural deve fortalecer o comércio da região. “Nós entendemos a relevância da implantação desse projeto a curto e a longo prazo. Para os empresários será uma oportunidade de incrementar seus negócios, gerando mais acessibilidade e conforto para os clientes”, destaca. 

O Projeto

O projeto arquitetônico do Shopping a Céu Aberto foi desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Impup) de Palmas e prevê a revitalização de 1,7 km de extensão da via, desde o trevo do posto até a praça da igreja. Segundo o presidente do Instituto, o objetivo é atender um dos centros comerciais mais vibrantes de Palmas.

As obras contemplam a redução das pistas, aumento do canteiro central, implantação de ciclovias no canteiro central, arborização, toldos na calçada - no intuito de proporcionar mais conforto aos pedestres, com proteção do sol e das chuvas -, instalação de lombo-faixas, a fim de garantir maior segurança ao tráfego de pedestres.