Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO) estará presente na 14ª Parada LGBT, que reúne lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais, assexuais e diversas pessoas e instituições militantes na área, que buscam respeitar a diversidade e promover a igualdade. O evento acontece no dia 6 de agosto, domingo, a partir das 15 horas na Praia da Graciosa, encerrando a 2ª Semana da Diversidade Sexual do Tocantins.

Além da defesa dos direitos homoafetivos, a DPE-TO sempre buscou fortalecer o evento em edições anteriores, e nesta 14ª Parada estará com equipe jurídica no local da parada para prestar orientações e atender ao público LGBT em demandas que busquem a garantia da utilização do nome social para as pessoas trans, questões de adoção e união estável para casais homoafetivos. A ação integra parceria com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público Estadual e Seciju – Secretaria de Cidadania e Justiça.

As defensora públicas Maria do Carmo Cota e Letícia Amorim, respectivamente coordenadora auxiliar do Nudeca – Núcleo de Defesa dos Direitos das Crianças e do Adolescente e coordenadora do NUAmac – Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas de Palmas, estarão a frente da equipe de atendimento jurídico da DPE-TO.

Abertura da Semana

A defensora pública Maria do Carmo Cota representou a Instituição na abertura da Semana da Diversidade Sexual e de Gênero do Tocantins, na noite da última quinta-feira, 3, no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas. A programação teve início no último dia 2 de agosto e segue até 6 de agosto, com o bjetivo de priorizar as temáticas de sexualidade e gênero e proporcionar espaço de discussão e conhecimentos sobre as especificidades da população LGBT.