Estado

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) contratou a empresa Intelit Processos Inteligentes Ltda, por R$ 8.277.000,00 (oito milhões duzentos e setenta e sete mil reais) para aquisição de bens e serviços comuns - Solução Integrada para Cloud Privada (sistema de nuvem) e equipamentos de Tecnologia da Informação, visando atender a pasta. 

O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 7 de agosto, de número 4.926, na página 31, e é assinado pela titular da Semarh, Luzimeire Carreira

Em nota encaminhada ao Conexão Tocantins, a Secretaria do Meio Ambiente informou que a pasta está investindo na infraestrutura de tecnologia da informação, através de um cloud próprio e que a aquisição, via licitação, foi feita por meio de convênio com o Banco Mundial. Segundo a pasta, com o novo sistema será possível realizar o armazenamento do atual banco de dados, integrar as plataformas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Secretaria do Planejamento e Orçamento. 

De acordo com a Semarh, a demanda atual relacionada às plataformas é crescente, sendo necessária uma estrutura de dados para a armazenagem das propriedades do Cadastro Ambiental Rural (CAR), atualmente hospedada em uma empresa privada. Também será implantada a plataforma do Sistema de Gestão das Unidades de Conservação (GESTO); o novo sistema informatizado do ICMS Ecológico, onde todos os municípios irão alimentar com informações.

Outro ponto é que o cloud, segundo a Secretaria, vai permitir a segurança e capacidade necessárias para armazenamento das imagens da base vetorial cartográfica do CAR. A configuração dessa plataforma prevê, conforme o contrato, a capacitação de transferência de tecnologia os técnicos da Semarh com 600 horas de operação assistidas, informou a Semarh.