Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa Ataídes ao centro e os novos filiados ao PSDB Laurez Moreira e Miyuki Hyashida Ataídes ao centro e os novos filiados ao PSDB Laurez Moreira e Miyuki Hyashida
  • Laurez Moreira e outros cinco prefeitos do PSB se filiaram ao PSDB neste domingo
  • Ataídes Oliveira reuniu prefeitos filiados ao PSDB durante encontro estadual da sigla

O PSDB no Tocantins ganhou, na noite deste domingo, como parte do 2º Encontro Estadual da sigla,  reforço de treze prefeitos. Entre os gestores municipais que deixaram seus partidos para se filiarem à legenda tucana está Laurez Moreira, deixou o PSB, encabeçado no Estado pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha.

Além de Laurez, o PSB perdeu outros cinco prefeitos para o PSDB. São eles, Miyuki Hyashida, de Brejinho de Nazaré; Diogo Borges, de Talismã; Batatinha, de Cristalândia;  Ronaldo Parente, de São Bento do Tocantins; e Drº. Ladir, de Nova Rosalândia. Esta medida é um indicativo de enfraquecimento e insatisfação das lideranças políticas com a condução do PSB pelo prefeito Carlos Amastha. Além disso, reafirma a força de Laurez Moreira, que no comando do PSB antes do prefeito de Palmas,  fez crescer a sigla passando de 4 prefeitos eleitos nas eleições de 2008 para 16 prefeitos eleitos em 2012.

Sob o comando de Amatha, o PSB elegeu nove prefeitos em 2016. Agora, com a adesão massiva ao PSDB, a legenda do prefeito da Capital fica apenas com o próprio Amastha; Padre Gleibson, de Dianópolis, e Nonato Nestor, Lagoa do Tocantins - este último, conforme informações do PSDB ao Conexão Tocantins, deve se filiar ao PSDB nesta segunda-feira.

Mas não foram só ex-membros do PSB que decidiram compor o grupo tucano. Os prefeitos de Alvorada, Paulo Lima, ex-PSD; de Araguaçu, Kinca Nunes, ex-PRB; de Peixe, Zé Augusto, ex-PR; de Palmeiras do Tocantins,  Nalva Braga, ex-PP; de Wanderlândia, Eduardo Madruga, ex-PMDB; de Darcinópolis, Jackson Soares, ex-PTB; e de Babaçulândia, Aleno, ex-PMDB, também se filiaram na noite desse domingo.

Nas redes sociais, o presidente do PSDB no Tocantins, o senador Ataídes Oliveira comemorou o fortalecimento da legenda. “Sucesso absoluto o jantar com nossos prefeitos, agora à noite. Consolidamos um grupo maravilhoso, sério, que tem compromisso efetivo com o nosso Tocantins e vai renovar a política estadual. A força de nosso grupo é incontestável: 20 prefeitos já assinaram a ficha de filiação ao PSDB. Teremos 25 prefeitos conosco, todos empenhados num projeto que vai garantir tempos muito melhores para o nosso povo”, disse o senador.

Além dos 13 filiados deste domingo, o PSDB conta em seu quadro com cinco prefeitos eleitos e um prefeito filiado anteriormente: Alexandre Farias, ex-SD, de Sítio Novo. A assessoria de imprensa do partido informou que nesta segunda outros sete prefeitos devem ingressar no PSDB.

Os prefeitos participam nesta segunda-feira, 14, de mais um momento do encontro estadual, que acontece na Assembleia Legislativa do Tocantins: uma palestra com o prefeito de São Paulo (SP), João Doria, sobre Gestão Pública.

 Prefeitos que foram eleitos pelo PSDB:

- Valdemir Barros - Pium

- Lires Ferneda - Guaraí

- Almir Silvio Gás - Pindorama

- Caio Augusto - Ipueiras

- Wesley Camilo - Centenário 

Prefeitos que se filiaram recentemente:

- Paulo Antônio - Alvorada 

- Kinka Nunes - Araguaçu

- Miyuki - Brejinho de Nazaré

- Cleiton Batatinha - Cristalândia 

- Jackson Marinho - Darcinopolis 

- Laurez Moreira - Gurupi

- Nauva Braga - Palmeiras do Tocantins

- Zé Augusto - Peixe

- Ronaldo Parente - São Bento

- Diogo Borges - Talismã

- Eduardo Madruga - Wanderlândia 

- Aleno Dias - Babaçulandia 

- Dr. Ladir - Nova Rosalândia

- Alexandre Farias - Sítio Novo

- Paulo Macedo -Cachoeirinha

Previstos para filiação nesta segunda-feira: 

- Wagner Gentil (PSD)- Arraias

- Eusivan (PROS) - Colmeia 

- Elisângela (PR) - São Miguel

- Moisés da Sercon (PMDB)- Miracema 

- Nonato Nestor (PSB) - Lagoa do Tocantins

- Paulo Macedo (PV)- Cachoeirinha

- Olímpio Arraes (PSD) - São Valério

__________

Matéria atualizada às 14h20