Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Conselho Estadual sobre Drogas do Tocantins, o qual o Ministério Público Estadual integra, lançará na próxima quarta-feira, 16, às 9 horas, o projeto “Acredito”, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. O projeto-piloto é destinado ao combate às drogas e reunirá instituições na promoção de diversas ações integradas nos setores de Segurança Pública, Saúde, Assistência Social, Educação, Esporte, Cultura e Trabalho.

Na tarde desta segunda-feira, 14, o programa foi apresentado, pelos órgãos e instituições envolvidas, à imprensa tocantinense, pois esta será grande aliada, segundo a vice-governadora Cláudia Lélis, que explicou sobre a importância da união de forças e como será a atuação conjunta. “O projeto é resultado de articulação de três meses por entendermos que a melhor maneira era nos unir em uma grande força-tarefa, ou seja, articulando ações que até então eram desenvolvidas isoladamente”, disse Cláudia.

O promotor de Justiça da capital com atuação na execução penal. Alzemiro Peres Freitas, traçou a realidade do Tocantins em comparação aos grandes centros, enfatizando que por ser um estado novo, há esperança de vencer o terror das drogas e combater os estragos que estas substâncias causam na sociedade. “Eu me vi obrigado a contribuir com a prevenção como cidadão e não só na atuação judicial e repressão. A imprensa terá papel importante, além de que ela também cobra resultados”, declarou o Promotor de Justiça.

O “Acredito” vai trabalhar com base em quatro eixos: Prevenção, tratamento, reinserção social e repressão. Segundo a prefeitura, também parceira no projeto, a quadra escolhida para o projeto, localizada na região sul de Palmas, já vem passando por uma revitalização dos equipamentos públicos, e todos os serviços que envolvem educação e saúde receberam reforço.

Ações da Polícia Civil e da Polícia Militar também foram implementadas na localidade, o que chamaram de varredura, com vistas ao controle do tráfico de drogas e da violência urbana. Após esta fase de preparação, outros órgãos passam a atuar com os mais diferenciados serviços de apoio aos usuários e às famílias por um período de quatro meses. Ao fim deste período, será realizado um diagnóstico com o objetivo de estender o projeto a diversos municípios do Estado.