Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Wesley Fraga era a única indicação do PSDB na Prefeitura de Palmas

Wesley Fraga era a única indicação do PSDB na Prefeitura de Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Wesley Fraga era a única indicação do PSDB na Prefeitura de Palmas Wesley Fraga era a única indicação do PSDB na Prefeitura de Palmas

O rompimento do PSDB estadual com o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), foi selado no último final de semana, com a filiação de prefeitos do PSB à legenda tucana e a pá de cal na relação veio nesta terça-feira, 15, via Diário Oficial do Município, com a publicação do Ato nº 856, com a exoneração de Wesley Fraga do cargo de secretário municipal de Habitação. 

Fraga informou ao Conexão Tocantins que era é única indicação do presidente do PSDB no Estado, senador Ataídes Oliveira,  ocupando cargo no município e que colocou seu nome à disposição do prefeito no último sábado, 12, véspera do congresso estadual tucano, quando os prefeitos do PSB debandaram em massa para o partido de Ataídes. “A situação da filiação dos prefeitos ao PSDB ficou indelicada para o prefeito, então achamos por bem fazer essa ruptura”, disse Wesley Fraga. 

Segundo ele, o processo se deu com tranquilidade e Amastha compreendeu. “Ele disse que não há nada que me desabonasse, já que eu procurei fazer o meu trabalho com transparência e seriedade”, afirmou.

Ao romper com a gestão municipal, Wesley Fraga assumiu a articulação política do PSDB no Estado, o que afirma ser “uma grande responsabilidade”. Segundo ele, as perspectivas para 2018 “são as melhores” para a legenda, levando-se em conta o fortalecimento alcançado com a filiação de 17 prefeitos, além dos 5 que foram eleitos em 2016. “Estamos com 22 prefeitos filiados e conversando com pelo menos mais cinco”, informou.

Presença nos municípios

Conforme o senador Ataídes Oliveira, a partir de agora o partido planeja intensificar sua presença nos municípios. A intenção, segundo informou, é que a partir desta quinta-feira, 17, tenha início um trabalho de visitação aos 139 municípios do Estado, quando buscará dialogar não só com prefeitos, mas com vereadores e lideranças diversas. “Queremos chegar a 2018 com um grupo forte. As famílias que administram o Tocantins tiveram sua oportunidade de dar contribuição. O Tocantins precisa neste momento de uma nova cara, um novo grupo, com interesse de fazer crescer a economia do Estado, valorizando os nossos empresários e trazendo novos empreendedores para gerar mais empregos e renda”, defendeu.

Confira a lista de prefeitos filiados ao PSDB, de acordo com informações do novo articulador político da legenda, Wesley Fraga:

Prefeitos que foram eleitos pelo PSDB:

- Wesley Camilo – Centenário
- Lires Ferneda - Guaraí
- Caio Augusto - Ipueiras
- Valdemir Barros - Pium
- Almir Silvio Gás - Pindorama

Prefeitos que se filiaram recentemente:

- Paulo Antônio  (ex-PSD)- Alvorada
- Kinka Nunes (ex-PRB)- Araguaçu
- Aleno Dias (ex-PMDB) - Babaçulândia
- Miyuki (ex-PSB) - Brejinho de Nazaré
- Paulo Macedo (ex-PV)  -Cachoeirinha
- Cleiton Batatinha (ex-PSB) - Cristalândia
- Jackson Marinho (ex-PTB) - Darcinopolis
- Laurez Moreira (ex-PSB) - Gurupi
- Nonato Nestor (ex-PSB) - Lagoa do Tocantins
- Dr. Ladir (ex-PSB) - Nova Rosalândia
- Nalva Braga (ex-PP) - Palmeiras do Tocantins
- Zé Augusto (ex-PR) - Peixe
- Raimundo Gordo (ex-PV) - Santa Teresa
- Ronaldo Parente (ex-PSB) - São Bento
- Alexandre Farias (ex-SD) - Sítio Novo
- Diogo Borges (ex-PSB) - Talismã
- Eduardo Madruga (ex-PMDB) - Wanderlândia

Outros quatro gestores que estavam previsto para se filiarem ao PSDB no último final de semana eram Wagner Gentil (PSD), de Arraias; - Eusivan (PROS), de Colmeia; Elisângela (PR), de São Miguel; Moisés da Sercon (PMDB), de Miracema e Olímpio Arraes (PSD), de São Valério. De acordo com o senador Ataídes de Oliveira, algumas dessas filiações devem se concretizar nos próximos dias. Outros, como é o caso do prefeito de Miracema, ainda não está certa que aconteça.