Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Imagem Ilustrativa

Foto: Imagem Ilustrativa

A Energisa - concessionária de energia elétrica do Tocantins -, informou na tarde desta quarta-feira, 16, que uma queimada em área rural, no município de Miracema/TO, afetou os dois circuitos de transmissão de energia que abastecem Palmas/TO e região. Foram registradas oscilações de energia na capital, causadas pelo problema.

Logo que o incêndio foi detectado, a empresa acionou o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para o controle das chamas. A Energisa também ressaltou que suas equipes de campo estão no local, atuando na retomada da normalidade da transmissão de energia.

A empresa orienta a população sobre os perigos de queimadas perto das redes de energia elétrica, evidenciados por essa ocorrência de hoje que afetou a região de Palmas. Com a chegada do período quente e seco no Tocantins e o aumento do índice de queimadas, os riscos dos focos de incêndios atingirem as redes elétricas provocando a falta de energia são grandes. "Além disso, as queimadas trazem riscos à saúde e ainda podem causar acidentes graves ou fatais", alerta a Energisa.

A empresa, entretanto, não explicou porque não preveniu a ocorrência de hoje mantendo os trajetos da linha de transmissão com aceiros roçados. A iniciativa teria evitado o estrago e prejuízo causado aos consumidores que pagam uma das energias mais caras do País.