Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A Fazenda Praia Alta, em Lagoa da Confusão já está faturando mais de R$ 45 mil por mês com a atividade do turismo rural, informou a presidente do Sistema Faet/Senar, senadora Kátia Abreu, durante a apresentação da sua palestra sobre: “Como Ganhar Dinheiro com o Turismo Rural”, no II Seminário O Sudeste do Tocantins Mostra Sua Cara, promovido pelo Sebrae/TO, em Dianópolis/TO com o apoio da Prefeitura local e da Faet/Senar, nesta última segunda-feira, 21.

De acordo com os dados estatísticos sobre o turismo no Brasil apresentados pela senadora, 37% dos brasileiros viajam para a região Nordeste e Sudeste do país e apenas, 2,6% procuram a região Norte, que abrange também a Amazônia e o Tocantins. Ainda segundo Kátia Abreu, 21% dos turistas brasileiros viajam em busca de aventura, natureza ou ecoturismo, 46% vão em busca das praias e rios, 19% cultura e outros 19% procuram hospitalidade.

Após fazer um panorama do turismo brasileiro e de alguns países, a exemplo dos Estados Unidos, a senadora defendeu investimentos na área de infraestrutura e políticas para fomentar no Brasil a atividade que mais empregada no mundo.

“O turismo é o maior gerador de empregos no mundo. São 108 milhões de pessoas trabalhando na atividade no mundo e em segundo lugar está o sistema financeiro. O Tocantins também pode desenvolver e ganhar dinheiro com o turismo. Temos atrativos, como as praias da Graciosa, do Peixe, de Araguacema, o Jalapão, a pesca esportiva, o turismo de aventuras e tantos outros”, apontou Abreu.

Dando ênfase ao turismo rural, a presidente da Faet ressaltou que o Tocantins tem potencial hídrico, característica predominante para atrair o turista.

“Água é tudo e o Tocantins tem, agora ter uma cozinha internacional, que consiste em ter pratos básicos que si come no mundo todo, também é fundamental para o turista ficar mais tempo na sua pousada ou hotel”, orientou.

Kátia Abreu falou sobre as propriedades rurais do Mato Grosso do Sul que estão ganhando dinheiro com o turismo rural e apontou o que atraí pessoas. “A fazenda tem que ter uma cama boa, um ar condicionado e um bom chuveiro. Os passeios também são essenciais, por exemplo andar a cavalo, fazer trilha, assim como as atividades que a fazenda desenvolve no dia a dia, como tirar leite, cuidar das galinhas, dos porcos, enfim é preciso ocupar o hóspede, ter atrativo para fazer ele voltar”, defendeu a senadora.

Cooperação técnica

Na ocasião, a presidente da Faet assinou dois termos de cooperação técnica, um com o Sebrae Tocantins para incentivar o desenvolvimento do turismo nas pequenas propriedades rurais do Sudeste do Estado e o outro com a Fazenda da Esperança de Dianópolis, que abriga os dependentes químicos, para promover o turismo social.

Líderes

Também nesta segunda-feira, 21, a senadora se reuniu com lideranças de 17 municípios da região Sudeste, dentre prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, produtores rurais e servidores públicos. Durante a reunião Kátia Abreu falou sobre seu projeto político e outros projetos para o desenvolvimento da região, como o turismo rural. O encontro ocorreu no salão paroquial da igreja São José, em Dianópolis.