Saúde

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou aviso meteorológico alertando para a baixa umidade relativa do ar em áreas do Tocantins nesta segunda-feira, 28. "Risco à saúde. Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%", segundo alerta laranja do Instituto. 

Áreas que podem ser afetadas, segundo alerta, são: Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense e Centro Tocantinense.

Segundo outro alerta do INMET, na cor amarelo, o Tocantins pode ser afetado nesta segunda-feira, 28, com umidade relativa do ar na variação de 30 a 20%, apresentando leve risco à saúde. "Aviso para as áreas: Jalapão, Norte Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense". 

De acordo com dados do ClimaTempo, Palmas deve chegar aos 40 °C hoje. Com a baixa umidade do ar e o calor excessivo, o corpo padece e sente as consequências diretas. Os cuidados com a saúde devem ser redobrados e a hidratação do corpo e umidificação de ambientes devem ser prioridade, pois isso ajuda a evitar a desidratação e diminui a chance de doenças respiratórias, irritação nos olhos, nariz, garganta, pele, além de dores de cabeça.

A recomendação é a ingestão de líquidos e evitar praticar exercícios físicos ao ar livre em horários em que a incidência solar esteja mais forte, além de umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, ou ainda recipientes com água. Outra recomendação é permanecer em locais protegidos do sol.

Saiba mais clicando aqui