Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet/TO) realizou assembleia da rede municipal de educação na noite dessa segunda-feira (28), no Parque Cesamar, em Palmas. Por unanimidade, a categoria aprovou a greve das escolas municipais por tempo indeterminado. 

As atividades da rede municipal serão paralisadas, segundo o Sintet, a partir do dia 05 de setembro. Os trabalhadores reivindicam da gestão de Palmas o compromisso com várias demandas: data-base, retroativos, progressões, titularidades e PCCR (Plano de Cargo, Carreira e Remuneração) em dia.

Na assembleia foi apresentada uma proposta enviada ao Sintet pela gestão municipal na tarde de segunda-feira, e a mesma não atendia às reivindicações dos profissionais da educação. 

Segundo o presidente Regional do Sintet, Fernando Pereira, a Prefeitura de Palmas não cumpre com os acordos feitos com a educação desde 2015. “Estamos lutando por nossos direitos há mais de dois anos, e a partir do momento em que o prefeito não apresenta nenhuma proposta concreta para atender às reivindicações, não temos outra saída a não ser a greve”, concluiu.

Prefeitura promete pagamento parcial 

Na página de comunicação da Prefeitura de Palmas, a gestão, comandada pelo prefeito Carlos Amastha, noticiou que na próxima quinta-feira, 31, a Prefeitura antecipará o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de agosto e incluirá nessa folha o pagamento da data-base para 64% do funcionalismo e ainda a primeira parcela de progressões e titularidades para o quadro da Educação.