Esporte

Foto: Divulgação

Escolas públicas e privadas de todo o país participam entre os dias 12 e 21 de setembro, da etapa para atletas de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude de Curitiba (PR). O total será de 1.396 participantes.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador da competição, o maior evento esportivo estudantil do país alcançou números inéditos de participantes e escolas: 4.069 atletas, 525 técnicos e 169 dirigentes totalizando cerca de 6 mil pessoas, contando árbitros, voluntários e o Comitê Organizador.

Os Jogos Escolares da Juventude terão disputas em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Tocantins

O Tocantins participará do evento nas modalidades individuais como xadrez, atletismo, ciclismo, judô e badminton. Nas coletivas, a equipe tocantinense disputará o basquete, handebol, voleibol e futsal. Tanto as individuais como as coletivas serão nas categorias masculina e feminina.

Segundo a gerente de Desporto Educacional da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Ana Paula Ribeiro de Almeida, os atletas das modalidades individuais vão viajar no dia 9 de setembro, às 21h, com saída de frente do prédio Seduc, e as modalidades coletivas o embarque está previsto para o dia 14 de setembro, no mesmo horário e local.

"A emoção é contagiante, tivemos um grande aumento no número de inscrições em todas as nossas etapas dos Jogos Estudantis do Tocantins, os Jets, proporcionando assim, levar aos Jogos Escolares da Juventude uma delegação maior e com possibilidades de trazer medalhas ao Tocantins”, comentou a gerente, ressaltando ainda, que o esporte tem valores e princípios que fortalece o caráter  de crianças e adolescentes, tornando os cidadãos diferenciados na sociedade. “Para os atletas e professores fazer parte de um evento como este significa, socialização, união, interação e sempre uma bela história a ser contada. Marcas que ficam para sempre em nossos atletas, e fazer parte disso é inexplicável e emocionante, " finalizou Ana Paula.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.

Por: Redação

Tags: Esporte, Jogos Escolares da Juventude