Saúde

Com o objetivo de valorizar e educar para a importância da prática de atividades físicas, o Sesc Tocantins realiza periodicamente o mutirão de Avaliação Físico-Funcional e Social dos idosos do Grupo Sesc Vida Ativa. Neste ano, a ação acontecerá no Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), das 8h às 12h e das 14h às 18h nessa terça-feira, 12 de setembro, e das 8h às 12h na quarta-feira, dia 13. No Tênis Sesc (Aureny III), o mutirão acontecerá também no dia 13 das 14h às 18h.

Voltado para os idosos que frequentam as unidades na Capital, mas também aberto à comunidade, a ação é uma proposta do Departamento Nacional do Sesc em virtude do Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro. São esperados cerca de 260 idosos com mais de 60 anos, dentre eles, os idosos dos grupos Sesc Vida Ativa do Centro de Atividades e do Tênis Sesc.

Nos dois dias, cerca de 15 profissionais, da Assistência Social e professores de Educação Física do Sesc, estarão envolvidos na ação. Serão realizadas entrevistas por um profissional de saúde com o objetivo de ser um ponto inicial no diagnóstico e prevenção de uma possível doença. Enquanto que os profissionais de Educação Física realizarão diversos testes funcionais de força, resistência, agilidade, coordenação e flexibilidade, e ainda conferirão o peso corporal, a altura e a circunferência abdominal. Testes estes que têm como finalidade acompanhar a evolução de doenças como: insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência renal crônica, e cirrose hepática.

A proposta do mutirão é a padronização de avaliação físico-funcional e social integrada às áreas de Esporte e Assistência. A avaliação é fundamental para elaborar e prescrever programas de atividades que resultem em maior eficiência motora e funcional e que colaborem na execução das tarefas diárias e melhor qualidade de vida dos idosos.

Por: Redação

Tags: Dia Internacional do Idoso, Sesc