Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda

Com objetivo de finalizar os planos de ação do Diagnóstico Rural Participativo (DRP) técnicos da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) estão realizando, a partir desta segunda-feira, 11, visitas em dez associações em comunidades rurais do Tocantins. O DRP foi realizado em 30 associações em diversos municípios do Tocantins e, destas, 20 comunidades já concluíram seus planos de ação.

O DPR tem como objetivo buscar a viabilidade técnica e econômica de recuperação dos projetos contratados, detectando possíveis irregularidades e a partir daí propor ações propositivas e buscar articulações de outras políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das famílias no campo. A perspectiva é diminuir a evasão e melhorar a qualidade de vida dos beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Segundo informações da técnica da Seagro, Lucélia Sousa Dias Farias, entre os principais pontos pesquisados nas comunidades, foi detectado um grande índice de abandono de lotes, tendo como principais motivos a falta de: infraestrutura, energia elétrica, enquadramento às normas do PNCF e dificuldade de acesso aos recursos, dentre outros.

Plano de ação

“O plano de ação das associações é um planejamento estratégico para a correção e prevenção dos problemas. Eles estão sendo construídos baseados nos dados coletados nas oficinas de Diagnóstico Rural Participativo, e possibilitarão o atendimento das demandas e soluções de problemas encontrados”, explicou a técnica.

Com os planos de ação concluídos, os agricultores familiares poderão acessar créditos do Pronaf nas linhas A e A/C. Para a agricultura familiar, o pagamento das parcelas em dia dá direito a descontos, por exemplo: no Pronaf linha A/C, modalidades custeio e investimento, o desconto é de 45%. Já no Pronaf A, custeio e investimento, o desconto é de 18%.

Reuniões

De 11 a 15/09 – Associação de Agricultores de Nova Esperança, em Aguiarnópolis, e em Araguatins, na Associação dos Trabalhadores Rurais do PA Indiana e Associação Agrícola de Agricultores Nova Esperança.    

De 18 a 22/09 – Associação de Apoio aos Pequenos Produtores Rurais de Novo Jardim, em Novo Jardim, Associação de Produtores Rurais da Fazenda Santa Cruz, no município de Almas e Associações Matrinxã e Santa Thereza de Arraias, no município de Arraias.

De 18 a 22/09 – Associação dos Pequenos Produtores Rurais Água Azul em Santa Tereza, Associação dos Pequenos Produtores da Região do Caracol em Ponte Alta, Associação dos Pequenos Produtores Rurais Nova Esperança no município de Pindorama e Associação dos Agricultores Unidos pela Terra da Comunidade Serranópolis, em Porto Nacional.