Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Raimundo César

Foto: Raimundo César

Cerca de 200 pessoas discutiram sobre segurança pública e estratégias de combate à criminalidade em audiência pública na noite dessa terça-feira, 12, no auditório da Associação Comercial Industrial de Paraíso (ACIP). Marcaram presença o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel Edvan de Jesus Silva, autoridades civis e policiais, prefeitos da região do Vale do Araguaia, representantes de classes e a comunidade em geral.

No debate foram ressaltados temas como a dificuldade de controlar/evitar crimes no município, o aumento da sensação de segurança, o comportamento ativo da população em adotar medidas de segurança preventivas, redução de crimes contra o comércio local e o aumento do efetivo policial nas ruas. Além disso, os presentes destacaram a presença sinérgica decorrente da parceria da Polícia Militar e da Polícia Civil, em conjunto com o Poder Judiciário, em busca de coibir a criminalidade.

Para Rosimeire Soares Guimarães que mora em Paraíso há 30 anos, a audiência é de extrema importância."Pois podemos discutir sobre como solucionar o aumento da criminalidade, já que a insegurança tem crescido com o aumento de furtos e roubos. A presença da PM demonstra que a corporação está atuante em sua competência,  e que, a comunidade, em conjunto com os demais órgãos de segurança aqui presentes, poderá mudar essa realidade”, enfatizou.

Já para o empresário local, Jucelino Mendes Filho, a PM tem feito um trabalho satisfatório na cidade. "Embora a criminalidade tenha aumentado. Acredito que o foco do policiamento precisa estar mais em ações preventivas do que repressivas, que somado a medidas proativas irão minimizar as ações dos infratores”, disse.

Em sua fala, o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Edvan de Jesus Silva foi aplaudido ao destacar em números a atuação da corporação no município, segundo o coronel “ a PM está trabalhando na implementação de ações de policiamento específico e intensificando ações de combate ao tráfico de drogas, roubos/furtos, recuperação de veículos e no patrulhamento comercial e escolar, tanto em caráter preventivo como repressivo, sobretudo no trabalho de polícia comunitária, que em muito tem contribuído para a segurança pública na capital.

O coronel destacou ainda que “a Polícia Militar está comprometida com o cidadão tocantinense e enquanto existir um policial, ele estará nas ruas trabalhando, diuturnamente, em prol do bem-estar e paz social”, frisou.

Logo após, o público presente participou ativamente com perguntas e sugestões às autoridades acerca dos temas debatidos.

Autoridades presentes

Deputado Estadual Osires Damaso, o deputado Estadual Nilton Franco, o secretário estadual de Segurança Pública, César Simoni, o prefeito municipal Moisés Avelino, o vice-prefeito, Celso Moraes, o comandante do policiamento da capital (responsável pela área de Paraíso), tenente-coronel Cláudio Thomaz, o comandante do 8º Batalhão em Paraíso, major Abner Martins, o promotor do Ministério Público, Dr. Thiago Vilela, o presidente da ACIP, Roberto Carlos Maia, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Valdemir Brito, o delegado geral da Polícia Civil, Dr. Claudemir Ferreira, dentre outros.