Polí­tica

Foto: Divulgação

Com foco na preservação da biodiversidade do lago formado pela barragem UHE Lajeado no rio Tocantins, o presidente da Câmara de Palmas/TO, vereador José do Lago Folha Filho (PSD) reuniu-se na tarde desta última quarta-feira, 13, com o superintendente no Tocantins do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Lucas Santos Costa.

Na ocasião, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei de sua autoria para instituir a Campanha de Desenvolvimento Sustentável da Pesca no lago, através da reposição de alevinos. A iniciativa pretende buscar a parceria de pescadores profissionais e amadores, comerciantes de organismos aquáticos, instituições de pesca entre outros segmentos da sociedade para a iniciativa.

Durante a reunião, o superintendente do Ibama ressaltou que a proposta é positiva e viável. “Atitudes com foco no incentivo à reposição são válidas. Vou repassar para o setor técnico responsável por fauna para apresentar um parecer técnico e sugerir a forma técnica para a reposição”, frisou Lucas.

Folha salientou que já iniciou a conversa com associações representativas de pescadores e que o objetivo é ampliar o debate. “Vou apresentar o projeto para outros órgãos ambientais e ainda vamos realizar uma audiência pública para discutir o assunto com a sociedade”, frisou.

O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação para apreciação dos parlamentares.