Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) decidiu durante Congresso Estadual da sigla realizado nesse domingo, 17, que terá candidato próprio ao Governo do Estado nas Eleições 2018 e o nome do partido como pré-candidato para disputar o Palácio Araguaia é o do prefeito da Capital, Carlos Amastha. O Congresso aconteceu na Assembleia Legislativa do Tocantins e contou com a presença do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, e membros de mais de 100 diretórios do interior do Estado, além de líderes de outros partidos.

Amastha se disse lisonjeado com a decisão dos companheiros de partido, mas disse que ainda é cedo para pensar sobre as eleições do ano que vem. “Aqui estamos discutindo os rumos da política no nosso Estado e no Brasil. A gente precisa colaborar e fazer todos os esforços para que a mudança aconteça, o Tocantins e o País merecem muito mais. Não é possível a gente continuar com essas administrações ultrapassadas, sem compromisso, desonestas e ainda incompetentes. Então a mudança vem aí, pode ter certeza que todos nós socialistas estamos engajados”, disse o gestor da Capital.

O prefeito destacou que seu compromisso no momento é com Palmas, uma vez que a população lhe confiou mais um mandato e que quer honrar os votos dados pelos palmenses. “Jamais sairia da Prefeitura se não tivesse certeza da continuidade de tudo aquilo que a gente vem fazendo. É evidente que o trabalho da Prefeitura de Palmas reflete no Tocantins inteiro, então é muito lógico, muito natural que os socialistas vejam no prefeito da capital o seu principal candidato. Mas nós temos excelentes companheiros no partido e tenho certeza que nessa majoritária vamos estar com dois ou três nomes para governador, senador e vice-governador. O PSB vem se preparando para isso”, garantiu Amastha.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira ressaltou que Amastha tem o perfil de um político arrojado e engajado, como todos os agentes políticos deveriam ser. “Não esperem nada dos que estão em Brasília. O nosso Brasil passa por uma crise ética e política. Esse fechamento de um ciclo de mais de 30 anos se dá de uma maneira negativa, porque faltou aos homens públicos, o espírito público e a participação na política assim como participa Amastha e outros companheiros de partidos e também de partidos aliados. Faltou espírito público, faltou projeto, faltou entusiasmo, faltou paixão”, ressaltou.

A vice-prefeita da Capital, Cínthia Ribeiro, afirmou estar preparada para dar continuidade ao trabalho caso a candidatura de Amastha se consolide e acredita que atualmente Amastha é o melhor nome para assumir o Palácio Araguaia. “Eu quero que o desenvolvimento desfrutado pela nossa cidade na gestão Amastha chegue a todos os 139 municípios do Tocantins. Temos uma gestão inovadora que olha para todas as áreas que se desenvolvem igualmente. O Tocantins merece um gestor aguerrido, que corre atrás de recursos e promove mudança e esse gestor é o Amastha”, disse Cínthia.

Também estiveram presentes no Congresso Estadual do PSB: o deputado estadual Alan Barbiero; o prefeito de Dianópolis, Padre Gleibson; os vereadores de Palmas Marilon Barbosa (PSB), Major Negreiros (PSB), Tiago Andrino (PSB), Laudeci Coimbra (SD), Moisemar Marinho (PDT) e José do Lago Folha Filho (PSD); o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Ayres (deputado estadual licenciado); o subprefeito Adir Gentil; a ex-prefeita de Palmas, Nilmar Ruiz; e lideranças de outros partidos como Nésio Fernandes (PCdoB), Lucas da Lince (PSL), Márcia Barbosa (PT), José Geraldo (PTB), Nuir Junior (PMN) e Eduardo Gomes (Solidariedade).