Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcos Filho

Em parceria com o Senado, Araguaína sedia no período de 18 a 22 de setembro um encontro e duas oficinas Interlegis. A abertura do evento aconteceu na manhã dessa segunda-feira, 18, no auditório do Centro Universitário Itpac, reunindo vereadores e servidores das Câmaras Municipais de 12 municípios da região Norte do Estado.

O programa Interlegis, que em 2017 comemora 20 anos de existência, é executado através do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão de capacitação do Senado Federal. “Qualificar representantes e servidores é fundamental para que tenhamos poderes fortalecidos, que levem àquilo que a população de Araguaína tem expectativa, que é crescer com a mais alta qualidade”, comentou o presidente do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável de Araguaína, Tiago Dimas, na oportunidade representando o prefeito Ronaldo Dimas.

Na segunda, após a solenidade de abertura, o diretor-executivo do ILB, Helder Rebouças, ministrou uma palestra sobre “O Programa de Modernização Legislativa”. Em seguida, o coordenador de planejamento e relações institucionais do ILB, Francisco Etelvino Biondo, falou sobre “A Importância dos Marcos Jurídicos e da sua atualização”. Encerrando a programação do dia, o consultor legislativo do Senado Federal, Paulo Henrique Soares, falou sobre o “Orçamento Impositivo ou Reforma Política”.

Oficinas

Nesta terça-feira, 19, e amanhã, das 9 às 18 horas, será ministrada a oficina de Portal Modelo – Sistema de Gerenciamento de Conteúdos na Internet. Durante os dois dias, o instrutor José Bonifácio de Góis Júnior abordará temas como gestão de conteúdo, administração do portal e customização do portal.

Na quinta e sexta-feira, das 9 às 18 horas, o instrutor Adalberto Alves de Oliveira ministrará a oficina Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), sistema que automatiza todo o processo legislativo, eliminando a necessidade de papel. Durante a oficina, os participantes conhecerão o SAPL em funcionamento, consultas, inserção de dados, autorias e poderão tirar dúvidas.