Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Única representante da Câmara dos Deputados na missão oficial do Governo do Tocantins ao Japão, a deputada federal e primeira-dama Dulce Miranda (PMDB) destaca que o fomento de parcerias e investimentos é essencial ao Estado. Comandada pelo governador Marcelo Miranda, a missão visa fortalecer as relações comerciais e institucionais com o País oriental. A visita à Tóquio vai até o próximo dia 23 de setembro e terá a apresentação do programa Tocantins Agro e reuniões com investidores.

Terceira maior economia do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, o Japão é um dos principais parceiros do Brasil em projetos de cooperação técnica, realizados por meio da Jica. A relação diplomática entre o Brasil e o Japão ultrapassa 120 anos. No Tocantins, os investimentos do Japão se aproximam de US$ 150 milhões.

A parlamentar é vice-presidente da Comissão de Agricultura e aposta no potencial do agronegócio tocantinense. “É um importante passo para a agroindustrialização do Tocantins. Não podemos ser só fornecedores de matéria-prima para os outros estados ou outros países fabricarem produtos e nos venderem mais caro. Precisamos beneficiar os grãos e demais produtos no Tocantins, para gerar mais empregos, renda e impostos, que serão investidos em melhorias para as nossas famílias”, afirma a deputada federal Dulce Miranda.

De acordo com a deputada Dulce, para cumprir o seu papel em reduzir as desigualdades, o Estado precisar fomentar o desenvolvimento do setor produtivo. “As indústrias, o comércio e os empresários são geradores de riquezas e impostos, condutores do desenvolvimento socioeconômico. É essencial essa parceria entre o Estado e Empresas para o bem comum do Tocantins e dos tocantinenses”, destaca a parlamentar.

Reuniões

Apresentar o Tocantins e suas potencialidades é uma das pautas principais da agenda de trabalho. Com o apoio da Embaixada do Brasil em Tóquio, na terça-feira, 19, será realizado um seminário de apresentação do Estado, com ênfase no estudo de cadeias produtivas de suinocultura e avicultura, dirigido à representantes de cooperativas, indústrias, bancos, além de organizações governamentais como a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), o Banco de Cooperação Internacional do Japão (JBIC) e do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca, do Japão. O encerramento do seminário será feito pelo embaixador do Brasil no Japão, ministro André Aranha Corrêa do Lago.

Comitiva

Além da deputada federal e primeira-dama, Dulce Miranda, integram a comitiva do governador Marcelo Miranda à Tóquio o senador Vicentinho Alves; o chefe do Escritório de Representação em Brasília, Renato de Assunção; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandre de Castro; o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros; a subsecretária de Estado da Comunicação Social, Ivonete Motta; além do ajudante de Ordens do Gabinete do Governador, Humberto Parrião; e do fotógrafo do Gabinete, Pedro Barbosa.

Viajam como convidados, sem ônus para o Estado, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Roberto Stival Jr e o assessor José Roberto Fernandes; o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Eduardo de Carvalho; além dos representantes da Nippon Koei Lac, Massayuki Honjo e Roberto Kurokawa. (Com informações da Secom Tocantins)