Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva

Com o tema Museus e suas Memórias, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Cultura da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) em pareceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), realizarão, entre os dias 25 a 29 de setembro, a 11ª Primavera dos Museus. No Estado existem 18 museus, sendo que cada município desenvolverá suas atividades em alusão a data.

Em Palmas ocorrerá uma vasta programação aberta ao público, que acontecerá em dias alternados no museu do Palacinho (Quadra 112 Norte) e no Memorial Coluna Prestes (na Praça dos Girassóis). A programação inicia com apresentação cultural no museu Palacinho, a partir da 9h, com exposição e oficina fotográfica, e visita guiada de alunos da rede pública, contação de histórias e palestras. Já no Memorial Coluna Prestes, a partir das 9h, terá oficina de Folkmarketing nos cenários das culturas populares, palestras, oficina de Origami e teatro, além de visita guiada.

De acordo com a superintendente de Cultura da Seden, Noraney Fernandes, a Semana Nacional de Museus tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus do Estado, aumentar o público visitante, além de intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Palacinho

O Palacinho foi construído em 1989 como sede provisória do poder executivo do Tocantins. O espaço possui sala de vídeo, biblioteca e capela. O acervo do Palacinho é composto por fotos, contendo breves relatos da construção da Palmas, artesanatos de capim dourado, couro, madeira e cerâmica, além de objetos históricos do Estado.

O Memorial Coluna Prestes

É um espaço histórico importante para o Tocantins e para o Brasil, pois relembra os ideais socialistas e a luta do Cavaleiro da Esperança, que desejava uma sociedade mais justa e igualitária para o povo brasileiro. O espaço é composto por fotografias e breves descrições da Coluna Prestes e objetos pessoais de Luis Carlos Prestes.