Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lino Vargas

A Prefeitura de Gurupi entregou na manhã desta quinta-feira, 21, carteirinhas do transporte para o público da terceira idade. Foram 200 pessoas beneficiadas com os documentos que servem para viagens dentro do Estado e fora dele.

Quem saiu feliz foi o aposentado Rafael de Souza Mendonça, de 71 anos. Ele ainda não tinha requerido o beneficio e pegou pela primeira vez. “Esse é um direito nosso, agora vou me programar e dar uma viajada, visitar os familiares que moram em outras cidades”, argumentou.

Já a dona Maria de Fatima Gomes, de 71 anos, já tinha a carteira Federal e Estadual. Hoje, ela pegou o documento renovado.  De dois em dois anos é preciso fazer um recadastramento. “Viajo muito para Goiânia-GO, porque faço tratamento contra um câncer. Graças a essa carteira, minha ida tem sido bastante facilitada”, explicou.

A valorização da terceira idade por meio do cuidado de manter as garantias de seus direitos foram pontos defendidos pelo prefeito Laurez Moreira, (PSDB), e pelo secretário Municipal do Trabalho e da Assistência Social, Dida Moreira. Em Gurupi, pelo menos duas mil pessoas já receberam a carteira.

 Quem pode receber?

A Carteira do transporte do idoso tem duas categorias, a Estadual e a Federal. Nas duas a pessoa precisa ter a partir dos 60 anos e ganhar até dois salários mínimos.  Em Gurupi quem ainda não tem, pode procurar a Assistência Social na Prefeitura, no centro da cidade ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

As documentações para o pedido estadual são os originais e copias: CPF, identidade, endereço, quem for aposentado, levar comprovante e duas fotos três por quatro.  Já Federal o que acrescenta é que precisa levar a documentação de todos que moram na mesma casa.

Como usar? 

Ao usar o documento, o idoso precisa procurar a empresa de viagem com pelo menos dois dias de antecedência para requerer a passagem.  Quem fez o pedido do documento na Prefeitura e ainda não recebeu, o município emite uma declaração para comprovar que o beneficiário tem o direito.