Polí­tica

Foto: Divulgação

A prevenção, diagnóstico e o tratamento do câncer no Tocantins são áreas que necessitam, cada vez mais, de novos investimentos e apoio do poder público e da iniciativa privada. A avaliação é do deputado federal César Halum (PRB/TO) que destinará R$ 1 milhão em emenda para o novo Hospital de Câncer de Barretos que será construído em Palmas. No estado, ele terá capacidade para atender 25 mil pacientes por ano, com tratamento integral.

Halum destacou que, juntamente com a bancada federal tocantinense no Congresso, tem batalhado para que o hospital receba os investimentos necessários para que os portadores da doença no estado tenham um tratamento de qualidade e sem demora.

“Quero trabalhar e investir cada vez mais nessa unidade hospitalar, justamente porque sei que os pacientes com câncer tem muito mais chance de se recuperar se estiverem próximos de suas famílias. Muita gente ajudou para que o Hospital de Câncer pudesse existir em Palmas, a bancada do Tocantins coordenada pelo senador Vicentinho é exemplo disso”, disse o republicano.

Em 2016, o Hospital do Câncer de Barretos realizou 10.194 atendimentos do Tocantins, que gerou 428 pacientes. Para César Halum, essa demanda, que tem crescido consideravelmente, será atendida em sua totalidade pela nova unidade em Palmas melhorando assim a vida da população. “O HCB é bem mais que um hospital para tratamento de câncer, é um conceito que envolve assistência, pesquisa, ensino e prevenção. O hospital tem interface com protocolos atuais de serviços avançadíssimos de diversos países. A relação interprofissional é guia. Existe uma preocupação real em conciliar atendimento e humanização”, concluiu.