Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O professor vereador Júnior Geo (PROS) entrou na manhã da última quinta-feira, 21, com um Pedido de Assistência junto com os professores municipais para impedir a reintegração de posse solicitada pelo presidente da Câmara Municipal de Palmas, o vereador José do Lago Folha Filho na última quarta-feira, 20.

Segundo Júnior Geo, a ocupação pacífica realizada pelos professores na Câmara não atrapalha e impede o funcionamento regular do local. “Caso haja alguma tentativa de reintegração de posse, eu estarei em meu gabinete para atender os professores. A Câmara Municipal é um espaço público”, afirmou.

Geo ainda destacou que a forma como o Executivo vem tratando a Educação do município é unicamente autoritária. “O que nós esperamos dos nossos gestores é justamente, o que nós pregamos em sala de aula: respeito e dignidade”, disse.

Greve

Há nove dias os servidores ocupam o prédio da Câmara e afirmam que não vão sair enquanto não houver uma negociação que atenda as reivindicações feitas por eles, são elas: regularização do pagamento de seus direitos, entre eles as progressões, as titularidades, os retroativos, a data-base, além da eleição de diretores, o direito de reposição e o não corte do ponto.

Fiscalização

Ainda na manhã da última quinta-feira, 21, os vereadores professor Júnior Geo (PROS), Filipe Fernandes (PSDC), Milton Néris (PP), Lúcio Campelo (PR), Léo Barbosa (SD) e Rogério Freitas (PMDB), visitaram algumas escolas da rede municipal para verificarem a situação em que elas se encontram após a contratação irregular de 500 servidores da Educação para substituírem os professores em greve.

Na ocasião, os vereadores encontraram pessoas de outras áreas dando aulas para alunos do ensino fundamental e professores trabalhando sem estar no diário oficial, o que caracteriza crime de usurpação de função pública. Os vereadores chamaram a polícia que não pôde entrar na escola, mas garantem que a fiscalização não acabou.