Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira Cerca de 300 estudantes participaram das aulas pela manhã Cerca de 300 estudantes participaram das aulas pela manhã

A segunda rodada do projeto #TonoEnemAulão começou neste sábado, 23, em Palmas, com  muita empolgação dos cerca de 300 estudantes, das escolas estaduais da Capital, que marcaram presença no auditório do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), pela manhã. O aulão, que também será realizado no período da tarde, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) que visa auxiliar na preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Uma contempladas pelo projeto é Mirene Coelho de Sousa, estudante do Centro de Ensino Médio (CEM) Santa Rita de Cássia. Para ela, o aulão é um recurso a mais para alcançar o sonho de cursar engenharia civil. “Quem vai fazer o Enem não tem outra escolha, a não ser estudar. Não dá pra contar com a sorte. Gostei muito da aula de hoje, os professores são bem focados na prova mesmos e dão dicas importantes. Acho que esse projeto é um grande incentivo pra nós alunos”, destacou.

“Para quem não tem tempo durante a semana, ou condições financeiras de pagar um cursinho, essa é uma grande oportunidade pra rever as matérias e aprender mais. Nessa reta final toda ajuda é bem vinda”, avaliou o aluno Lucas Gabriel Salazar, que pretende cursar jornalismo.

Marcos Paulo Faria, aluno do Colégio Estadual São José, também aprovou a iniciativa da Seduc. “Realmente está sendo muito bom. A forma que os conteúdos são reforçados, e a dinâmica usada são ótimas para fixar a matéria, porque a gente aprende se divertido e tira um pouco da tensão que existe por conta do Enem”, frisou o candidato ao curso de direito.

Além das aulas propriamente ditas, para que os alunos pudessem ter melhor aproveitamento, nos intervalos, o educador físico Wanio Braga, técnico da Gerência de Ensino Médio da Seduc, promoveu uma sessão de alongamento, relaxamento e exercícios de cardiodance. “Se eles ficarem muito tempo sentados, concentrados, acabam ficando tensos, e podem não ter o rendimento adequado. Fazer eles se movimentarem ajuda a aliviar a tensão, a colocar de lado a ansiedade pra retomar os estudos com todo gás”, frisou.

Segundo o gerente do Ensino Médio da Seduc, Edson Carlos Mendes dos Santos, o #ToNoEnem, é uma das ações que integram a Proposta Pedagógica 2017. “Os alunos da 3º série do ensino médio já passaram pela avaliação diagnóstica, farão o simulado do Enem, estão tendo mais aulas de português, matemática, biologia, química e física, além da disciplina de redação e conteúdo de conhecimentos gerais. Tudo isso vai contribuir para que eles tenham um bom desempenho no Enem”, ressaltou.

Interior

A partir deste sábado, os aulões também estão acontecendo em Miracema, Gurupi e Araguaína. As aulas também serão disponibilizadas em forma de videoaulas no site da Seduc para que os alunos de todo o Tocantins possam também usufruir do material.

Os aulões são realizados aos sábados com a participação de professores da rede estadual de ensino com experiências em preparação para o Enem e em cursinhos pré-vestibulares. As aulas terão como base as últimas questões do Enem e um vasto material didático preparado pela equipe de professores da Seduc.

Como participar

Os alunos que desejam participar do projeto devem fazer suas inscrições semanalmente no site www.seduc.to.gov.br. Nessas aulas, os estudantes poderão revisar os conteúdos de Física, Química, Matemática, Geografia, História, Biologia, Português e Redação.

Aulas extras acontecerão nos seguintes locais: Em Palmas, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar (QCG); em Miracema, na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE); em Gurupi, no Centro de Ensino Médio (CEM) Arizinho; em Araguaína, o primeiro aulão será no CEM Castelo Branco e os demais no auditório do Itpac.