Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as novas datas de aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2017. A prova será aplicada no dia 19 de novembro, e não mais em 22 de outubro. O Encceja PPL, voltado para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa também terá nova data: 21 e 22 de novembro. Conforme o MEC, a mudança do cronograma ocorreu em função de um atraso na homologação da licitação.

Como o exame será aplicado durante a vigência do horário de verão, e visando garantir que os candidatos possam acessar os locais de prova com mais comodidade e segurança, em vários estados os horários de prova também foram alterados. No Tocantins, as provas seguirão o horário oficial de Brasília.  

O Encceja Nacional 2017 será aplicado para 1.573.862 pessoas. Dessas, 301.583 farão provas para o ensino fundamental e 1.272.279 para o ensino médio. O exame abrange 564 municípios distribuídos em todos os estados. 

Preparação

De acordo com o gerente de Avaliação da Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Emerson Azevedo Soares, “os candidatos ao Encceja podem se preparar para o exame com um material específico disponível no site do Inep. É importante acessar esse conteúdo e revisar o que será exigido pela prova”, enfatizou.

O material pedagógico pode ser acessado para download no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).