Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Afluente do Rio Tocantins, o Rio Providência tem 135 km de extensão Afluente do Rio Tocantins, o Rio Providência tem 135 km de extensão
  • Afluente do rio Tocantins, rio Providência tem 135 km de extensão

Com o objetivo de monitorar a vazão e o nível do Rio Providência, localizado na região central do estado, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) instala, entre os dias 2 e 5 de outubro, a primeira Plataforma de Coleta de Dados (PCD) do reservatório. A instalação, prevista para o final do ano, foi antecipada devido ao baixo nível do rio, que sofre com os efeitos da forte estiagem que atinge o Tocantins.

Esta é a 41ª Plataforma instalada pelo Governo do Tocantins, por meio da Semarh, em corpos hídricos que permeiam o estado. Com a instalação do equipamento, a equipe de Hidrometeorologia poderá observar alterações no volume de água do rio com dados gerados em tempo real que são enviados à Sala de Situação na secretaria e à Agência Nacial das Águas (ANA).

O rio providência é um importante manancial do estado que possui 135 km de extensão, nasce no município de Barrolândia, banha as cidades de Miranorte e Miracema e desemboca no rio Tocantins.

Chuvas

Dados gerados pelas PCD’s mostram que já estão caindo as primeiras chuvas em alguns pontos do estado. Nos últimos dias, as plataformas instaladas na bacia do rio Formoso trouxeram dados de chuva, fundamental para o abastecimento dos corpos hídricos.

Todas essas informações estão disponíveis nos Boletins de Hidrometeorologia gerados diariamente pela Semarh e disponíveis em www.semarh.to.gov.br.