Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Clifton Morais

Foto: Clifton Morais

Os moradores dos bairros Vila São José e Jardim Sevilha em Gurupi poderão levar seus cães para fazer o teste do calazar. A ação acontece nesse sábado, 30, e a expectativa do Centro de Controle de Zoonoses da cidade é que o teste seja feito em pelo menos 400 animais. 

A ação vai acontecer no Centro Comunitário do Setor Vila São José, das 8h às 14h. “Sábado será o dia “D” de Coleta de Sangue para o diagnóstico do Calazar Canino, por isso pedimos a colaboração dos donos para que levem seus animais. 

A coleta é rápida e não existe custo nenhum”, explicou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Gurupi, Henrique Alencar.   

Até o mês de dezembro os testes serão realizados nos outros bairros de Gurupi.

Testes

O resultado dos testes deve sair já na segunda feira, 2. Os que derem diagnóstico positivo serão enviados para Palmas, para a contra prova do exame.

Calazar

Calazar em cães é um sinônimo para leishmaniose visceral canina. Trata-se de uma doença parasitária, que é transmitida pela picada de um mosquito infectado. Esse mosquito é a fêmea da espécie Lutzomia longipalpis, popularmente conhecido por “mosquito-palha”.

Ocalazar em cães é uma doença grave, de curso lento e crônico. Normalmente cães sadios são infectados, diferentemente de quando nós, humanos, somos infectados. No caso da infecção em humanos, normalmente os mosquitos “escolhem” pessoas com a imunidade mais fraca, como crianças, pessoas idosas e pessoas doentes.