Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Previsto para ser divulgado no dia 10 de outubro, o resultado da segunda etapa do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é aguardado por 356 candidatos. A prova é promovida pelo Conselho Federal da Ordem e organizada pela Fundação Getúlio Vargas. No Tocantins, a administração da prova fica da Comissão de Exame da Ordem e Seleções, presidida pela advogada Elisângela Mesquita.

“Fizemos a segunda etapa da prova no dia 17 de setembro, em Palmas e Araguaína. Gurupi ficou abaixo dos 40 aprovados na primeira etapa e, assim, os alunos excepcionalmente fizeram as provas em Palmas. Não houve qualquer problema e os candidatos foram recebidos por advogados membros da nossa comissão e receberam todas as orientações”, frisou Elisângela.

Ela ressaltou a importância do Exame, destacando ser um filtro necessário para a profissão. “Temos mais de 600 novos advogados por ano só no Estado. No Brasil, somamos mais de 1 milhão. O Exame é necessário, tendo em vista que a profissão preciosa ser exercida por profissionais capacitados”, salientou.

Nesta segunda etapa, conhecida como prático-profissional, os examinandos responderam a quatro questões escritas discursivas e prepararam uma peça profissional. Com duração de cinco horas, o candidato optou por uma das áreas do direito no ato da inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado e advogada, podendo ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo, ainda, os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.