Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O leite é fonte de proteínas e vitaminas essenciais para o crescimento e manutenção do organismo. Além de fazer parte da alimentação do dia a dia, é também matéria-prima de diversos produtos e ingrediente de receitas culinárias. Para estimular o setor leiteiro e novas oportunidades de renda aos pequenos produtores, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), coordenado pela presidente Kátia Abreu, realiza essa semana o curso Trabalhador da produção de derivados do leite para 15 produtores rurais em Araguatins.

O objetivo é orientar o pequeno produtor na confecção de derivados do leite e agregar mais valor à matéria prima aumentando a renda familiar. O treinamento prepara os alunos para a preparação de alimentos derivados do leite, de acordo com as normas técnicas, de segurança, higiene e saúde no trabalho. 

Segundo a instrutora Mariza de Almeida, o objetivo do curso é produzir derivados do leite com qualidade nutricional, e ensinar técnicas para fabricação dos produtos básicos da leiteria, como queijo minas frescal, queijo minas padrão, mussarela, iogurte e doce de leite pastoso. “Diversos participantes disseram que irão produzir e comercializar”, comemora a instrutora.