Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Júnior Suzuki

Foto: Júnior Suzuki

Após um longo período de estiagem, as primeiras chuvas começam a cair sobre Palmas. Nesta terça-feira, 3, e quarta-feira, 4, a previsão é de tempo nublado e pancadas pontuais de chuvas, de acordo com o Boletim da Previsão do Tempo, divulgado pela  Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu).

O volume de água das chuvas ainda é baixo para esta semana. A previsão para esta terça-feira é de apenas 4,0 milímetros, e para quarta-feira, de 5,0 milímetros. Devido ao tempo nublado, há a possibilidade de uma pequena redução do calor, conforme explica o agente de Defesa Civil Municipal Bruno Maciel. “Esse sombreamento reflete na diminuição da temperatura”.

A previsão da temperatura para esta terça é de mínima de 26º e de máxima de 39º, com ventos de 10 km/h. E para quarta-feira é de mínima de 28º e máxima de 38º, com ventos de 14 km/h.

Alerta e recomendações

Maciel faz um alerta para esses dias nublados. “Não é porque está nublado que as pessoas devem se esquecer do protetor solar. Como ainda estamos com um grau extremo de incidência de raios ultravioleta, a recomendação é de que as pessoas evitem se expor desnecessariamente ao sol”.

A Defesa Civil Municipal recomenda a população para limpar os telhados e calhas antes de começar o período chuvoso, evitar tomar banho nas primeiras chuvas e não deixar crianças brincarem nas áreas alagadas. Para quem mora em áreas de risco de alagamento e inundações, ficar atento à previsão do tempo divulgada pelos veículos de comunicação.

Já para os motoristas, a recomendação é de que, se estiver dirigindo, manter distância dos outros veículos, dirigir devagar e se possível procurar local seguro para estacionar o veículo e esperar a chuva passar. (Secom Palmas)