Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação  Foto: Atendimento está sendo feito na sede do Sindicato rural de Dianópolis Foto: Atendimento está sendo feito na sede do Sindicato rural de Dianópolis

Para garantir a adesão dos proprietários rurais de até 320 hectares, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) iniciou nesta terça-feira, 3, o atendimento gratuito do Cadastro Ambiental Rural (CAR)/Tocantins Legal, no município de Dianópolis. Os interessados podem procurar os técnicos na sede do Sindicato Rural de Dianópolis, onde o serviço está sendo realizado das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Conforme o acumulado dos dados do mês de setembro, o CAR/Tocantins Legal já contabiliza 65,18%  de cadastros validados pelo registro eletrônico no Sistema de Informação para a Gestão do CAR (SIGCAR). O total de área castrada é de 15.733.082,49 hectares e as informações podem ser consultadas pelo endreço eletrônico http://bit.ly/CArTocantins.

O diretor de Instrumentos de Gestão Ambiental, Rubens Brito ressaltou que com a nova estratégia adota de mobilização em todas as cadeias envolvidas no CAR, a procura e adesão está sendo positiva. “Já estamos no terceiro município e em Dianópolis já realizamos cerca de 100 cadastramentos, após as ações nas feiras livres, escolas e outros segmentos”, explicou o diretor.

Atualmente a Semarh está com a meta de realizar a efetivação de 31 mil cadastros em 127 municípios do Estado. Em março deste ano, antes do órgão ambiental realizar a licitação para a contratação de uma empresa especializada no CAR, a adesão era de 58,60%.

CAR

Criado pela Lei 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (SINIMA), o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, principalmente das Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa.

Tocantins

O Projeto CAR/ Tocantins Legal visa à implementação do Cadastro Ambiental Rural no Estado, via contrato não reembolsável no valor total de R$ 40.504.400,00 entre o Governo do Estado, por intermédio da Semarh, junto ao BNDES.

O projeto começou a ser executado em 2015, após a nova gestão realizar uma reestruturação e, desde então, do valor recebido, cerca de 50% foi investido na aquisição de imagens de satélite de alta resolução, na atualização da base cartográfica temática do CAR, além da melhoria da capacidade de controle e monitoramento do desmatamento ilegal realizado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Batalhão Ambiental e Delegacia do Meio Ambiente.