Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Integrantes do cadastro de reserva do concurso da Defesa Social começam a montar acampamento na frente da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (Seciju) como forma de reivindicação à convocação para o Sistema Penitenciário do Tocantins. 

Segundo Rogério Gomes Miranda, integrante da comissão do cadastro de reserva, vence no próximo dia 20, prazo dado em liminar pela juíza Silvana Maria Parfieniuk em que determina ao Estado que efetue o desligamento gradativo dos servidores contratados temporariamente, devendo ser substituídos por servidores efetivos devidamente aprovados em concurso público. "Estamos aqui hoje montando esse acampamento como forma de chamar atenção das autoridades para que nos convoquem ao Sistema Penitenciário", disse ao Conexão Tocantins. 

São 400 alunos do cadastro de reserva esperando apenas o curso de formação e posse para atuar no Sistema Penitenciário do Estado. No ato que começa hoje, são aguardadas mais de 100 pessoas. "Vem gente de Araguaína, Gurupi, do Estado todo. Iremos ficar aqui até posicionamento do Governo sobre o cronograma do curso de formação", afirmou Rogério Gomes. 

Segundo os integrantes do cadastro de reserva da Defesa Social, o Governo do Estado mantêm cerca de 700 contratos temporários sendo que aproximadamente 400 aguardam na reserva do certame. 

TJ/TO 

No início de outubro, integrantes do cadastro reserva do certame da Seciju realizaram movimento reivindicatório em frente ao Tribunal de Justiça do Tocantins. 

O edital do concurso da Defesa Social foi publicado em outubro de 2014, com 1.217 vagas, sendo 1.131 vagas para o nível médio e técnico e 86 vagas para o nível superior. O Diário Oficial do Estado de julho de 2017, trouxe a lista de candidatos nomeados. O cadastro de reserva também busca nomeação. 

A Secretaria de Defesa Social do Tocantins é a mesma Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça - apenas mudou a nomenclatura.