Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Anime Soul - Palmas

Foto: Anime Soul - Palmas

A região sul do Tocantins receberá nesta quinta-feira, 12, o AniGO - primeiro evento geek de Gurupi e região. O ponto de encontro será no CEM de Gurupi, a partir das 9h30. A entrada é gratuita, porém, por contar com premiações, uma taxa simbólica de inscrição será cobrada aos que desejarem participar de competições no local. 

O nome AniGo veio da junção da palavra ‘anime’ (animação japonesa) e ‘go’ (vai, em inglês), sendo um convite a todos para adentrarem o universo mágico da cultura japonesa.

Organizado por Eduardo Costa, de 22 anos, e sua equipe, o evento teve influência de outros encontros geeks ao longo do Brasil, em especial o Anime Soul, que ocorreu em Palmas em anos anteriores. Para Costa, o evento é um sonho realizado. "Em 2015 criamos a ideia mas não a colocamos em prática por não ter muita noção de como fazer isso, mas agora em 2017 o amor por esse universo mágico de animes nos fez lutar para que tudo desse certo”, conta.

O AniGo contará com salas de origami, mangá, card game, desenho e jogos eletrônicos; swordplay (simulação de batalhas com réplica de espadas), Cine Geek, Quiz Geek, animekê, Just Dance, além de uma lanchonete no local. O encontro reservará um espaço para cosplayers, para que as pessoas possam se produzir com seus personagens favoritos ou até mesmo para aquelas que já forem fantasiadas guardarem suas vestimentas.

A programação está repleta de competições valendo prêmios como vale compras, action figures, medalhas e uma camiseta. O diferencial do encontro, segundo o organizador, é a decoração do espaço: a equipe está concentrando seus esforços em apresentar um ambiente completamente mágico, transportando o público para um novo universo.

O encontro é realizado em parceria com a loja Vitória Geek, a mais completa do Tocantins em artigos geek como mangás, quadrinhos, action figures, roupas, acessórios, entre outros. A Vitória apoiou todo o processo de divulgação do AniGo e estará presente com um estande de vendas no local. Para Romildo Messias, dono da loja, o evento parece ser muito promissor. "Ele vem atender o público geek daquela região, que era totalmente órfã deste tipo de encontro. Por isso damos todo o apoio possível, para fomentar a cultura geek no estado”, incentiva.

O universo geek

Geek é um termo norte americano comumente relacionado a pessoas viciadas em novas tecnologias relacionadas às diversas áreas do entretenimento, como computadores, games, livros, filmes e cultura pop em geral. A palavra, muitas vezes confundida com o termo nerd, se diferencia desse por se tratarem de indivíduos que, apesar de possuírem praticamente os mesmos gostos de um nerd, ganharam voz e espaço na sociedade e possuem uma vida social ampliada.

(Open Assessoria)