Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho

Às vésperas do Dia dos Professores, 15 de outubro, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, falou dos avanços e valorização da classe no município. Mesmo diante da crise financeira do País, Dimas apontou que todos os acordos fechados com os sindicatos estão sendo cumpridos e que as melhorias na Educação têm sido prioridade de seu mandato, inclusive com a valorização dos profissionais.

O prefeito citou as construções e ampliações nas unidades de ensino e todas as escolas e creches com ar condicionado, até mesmo na zona rural, além das progressões, data-base e o terceiro maior salário médio do Brasil, com capacitações específicas.

Cumprimento das obrigações

Dimas afirmou que tem valorizado os professores ao longo dos quase cinco anos de governo e que a Prefeitura tem honrado com todos os compromissos firmados com a categoria, concedendo as progressões em cumprimento ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério Municipal.

“Todos os anos é feita a negociação com o sindicato dos professores do percentual de reajuste referente à data-base, que em 2017 ficou em 4,7%, a qual é cumprida segundo o calendário acordado e não trazendo nenhum tipo de prejuízo, relativo à inflação, para os professores”.

O gestor ainda disse que a prioridade é a Educação e os professores. Apesar da crise econômica por qual passa o nosso país, o pagamento dos nossos professores é mantido em dia, ou seja, dentre as obrigações financeiras a serem cumpridas pela Fazenda Pública Municipal, o pagamento dos professores é sempre a prioridade”.

Bem-estar

Como forma de melhorar as condições de trabalho dos professores, Dimas citou que foram construídas, ampliadas e reformadas praticamente todas as unidades de ensino da Rede Municipal. “Foram instalados ainda equipamentos de ar condicionado em todas as salas de aulas das escolas e creches da Rede Municipal de Ensino, garantindo um ambiente mais agradável e o conforto térmico para o bom desempenho das atividades dos professores e alunos”. 

Formação contínua

Ronaldo Dimas disse que a gestão se preocupa com a formação em serviço dos professores. Para isso, tem feito investimentos em formação continuada para todos os profissionais do magistério de Araguaína, trazendo inclusive palestrantes de renome nacional para ministrar os encontros e ofertando cursos de Libras para criação do Centro de Línguas de Araguaína. 

Recentemente, segundo Dimas, a Prefeitura Municipal criou o período destinado à livre docência para todos os professores que estão em sala de aula, possibilitando com isso que 50% do tempo destinado ao planejamento fique livre para o professor realizar atividades de formação fora da escola.

Valorização = qualidade

Como resultado dos investimentos feitos na melhoria das condições de trabalho e também na valorização dos professores, o prefeito afirmou que o município tem sido premiado a nível nacional pela evolução nos seus índices educacionais. Ele apontou o Prêmio Excelência em Educação recebido do Instituto Ayrton Senna em 2015 e o Prêmio Excelência em Gestão Pedagógica e em Infraestrutura em 2016. 

Uns dos motivos da conquista foram a evasão zero na primeira fase do ensino fundamental e o salto no índice do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) de 4,3 em 2007 para 5,4 em 2013.