Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Equipes do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) entre os dias 14 e 16 conseguiram localizar e deter sete pessoas na região norte do Tocantins. Elas são suspeitas de tentarem roubar um caminhão carregado de cigarros que trafegava nas proximidades do município de São Bento/TO. A carga avaliada em torno de R$ 400 mil e cinco veículos foram recuperados.

A tentativa do roubo ocorreu numa rodovia próxima a São Bento, na tarde do último sábado, 14, quando seis homens armados perseguiram um caminhão e o veículo dos seguranças que faziam a escolta da carga. Após capotarem, os seguranças foram rendidos pelos bandidos que também subtraíram as suas armas.

Os criminosos roubaram o caminhão, mas logo em seguida o veículo atolou e quando tentavam desatolar foram surpreendidos com a presença dos policiais militares. Antes de serem abordados, empreenderam fuga abandonando a carga.  

No local as equipes apreenderam um carro (voyage) usado pelos criminosos como veículo de apoio. Também foi apreendido um caminhão clonado que provavelmente seria utilizado para fazer o transporte da carga roubada.

Dando continuidade às diligências na madrugada de domingo, 15, no Projeto de Assentamento Vinícius Consolação, município de São Bento, dois homens em uma motocicleta foram abordados. Um deles teria informado que teria ido ao local para fazer o resgate de um companheiro. Já o outro confessou que participou diretamente na tentativa do roubo à carga. Ele acrescentou que no momento do crime estava com mais pessoas dentro de uma caminhonete (S-10), sendo abandonada posteriormente próxima à cidade de Axixá.

A caminhonete foi localizada no local informado com a frente amassada. Através das técnicas de identificação veicular, os policiais constataram que também era clonada. O veículo foi roubado na cidade de Castanhal/PA.

Outro veículo foi recuperado pela PM no município de Sítio Novo/TO, dessa vez um Fiat Uno. Os assaltantes roubaram para utilizarem na fuga.

Ainda no domingo, na rodovia TO 405, próximo à entrada de Maurilândia/TO, os policiais abordaram um táxi com placa de Imperatriz/MA, dentro do veículo havia três indivíduos suspeitos. Ao ser indagado sobre a situação, o taxista informou que foi acionado por um dos suspeitos para buscar dois amigos no trevo da cidade de São Bento.

A PM continuou em busca de mais envolvidos e a população contribuiu informando que havia mais dois suspeitos nas proximidades do Projeto de Assentamento Vinícius Consolação. Com a denúncia, no início da noite, mais um homem foi detido.

Morte de um 

Na madrugada desta segunda-feira, 16, os policiais em patrulhamento pelo assentamento visualizaram um indivíduo saindo da mata. Ao perceber a presença das equipes, o autor usou uma arma de fogo calibre 22 e atirou contra os policiais, que revidaram. O infrator foi atingido e encaminhado ao Hospital Municipal de São Bento, onde ainda chegou com vida. Em seguida ele foi conduzido ao Hospital de Araguatins, mas não resistiu.

Todas as pessoas detidas foram encaminhadas à delegacia para os procedimentos cabíveis. Alguns membros da quadrilha já responderam por crimes como de homicídio e roubo, inclusive o homem que confrontou a PM.