Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dois filmes tocantinenses vão integrar a programação do Festival “Manifesto-Mostra de Cinema Político”, que acontece em Goiânia-GO, até o dia 21 de outubro de 2017. Dirigido pelo cineasta Hélio Brito, presidente da Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo (ATCV), eles integram a Mostra, dentro da Sessão “O Sagrado e o Profano/ Mostra Discursos & Desconstruções”.

Os filmes são “Conceição My Love” e “Cinzas da Quarta-Feira”, ambos dirigidos pelo cineasta tocantinense há mais de 30 anos. Eles serão exibidos na próxima quarta-feira, dia 18 de outubro, às 19h15, no Cine Cultura de Goiânia.

Curta-metragem de ficção, “Conceição My Love” foi filmado em película 16mm, em 1983, na cidade de Conceição do Araguaia-PA, e tem 7 minutos de duração. Aborda o choque entre a cultura local de uma pequena cidade do interior do Brasil, em confronto com a cultura importada dos EUA.

“Cinzas da Quarta-feira” é um curta-metragem de ficção, com linguagem surrealista e duração de 16 minutos. Foi filmado em película 16mm, em 1984, na cidade de Gurupi-TO (quando ainda era Goiás). Aborda de forma não-realista os conflitos morais e sexuais de dois jovens, durante o carnaval de Gurupi de 1984, em plena ditadura militar.

Os dois filmes de Hélio Brito foram selecionados para o Festival em função das temáticas abordadas, e pela linguagem inovadora das obras, se encaixando perfeitamente no espírito da Sessão “Discursos & Desconstruções” da Mostra.

O Festival “Manifesto-Mostra de Cinema Político” é realizado pelas Produtoras Balaio e Vietnan Filmes, e a cada ano homenageia um país. Este ano o país homenageado é Cuba. No próximo ano, há a previsão internacional da exibição.