Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

Para desenvolver os planos municipais de Saneamento Básico de quatro municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Palma, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) vai promover quatro oficinas entre os dias 24 e 27 de outubro, nas cidades de Arraias, Combinado, Paranã e Taguatinga. As oficinas são realizadas pela Diretoria de Políticas Ambientais com apoio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

De acordo com o diretor de Políticas Ambientais, Adão Maia, a implantação do Plano da Bacia Hidrográfica do rio Palma apresenta linhas de ações e intervenções voltadas ao desenvolvimento setorial sustentável com destaque para ações específicas. Entre elas: Complementação dos Sistemas de Abastecimento Público de Água; Implantação de Sistemas de Coleta e Tratamento de Esgotamento Sanitário Urbano; Coleta e Destinação Final dos Resíduos Sólidos Urbanos e Implantação de Sistemas de Drenagem Urbana.

A elaboração dos planos de saneamento básico, segundo Maia, corresponde aos quatro municípios integram a Bacia Hidrográfica do Rio Palma. “Vamos trabalhar para implantar uma ferramenta de planejamento e gestão para alcançar a melhoria das condições sanitárias e ambientais dos municípios e, consequentemente, da qualidade de vida da população”, explica o diretor.

Por meio das consultas, a equipe técnica tem o objetivo de trabalhar estrategicamente a segurança hídrica, prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico dos municípios integrantes dessa Bacia Hidrográfica.